A Chocante Diferença Da Coréia Do Sul E Coréia Do Norte Vista Do Espaço-Comunismo X Capitalismo

23 de novembro de 2017 3304

Nenhuma propaganda é capaz de esconder a brutal diferença entre as duas Coreias vistas do espaço.

Enquanto a capital sul-coreana Seul está bem iluminada e revela nítidos sinais de uma cidade desenvolvida, a terra do ditador norte-coreano Kim Jong-un, cuja capital é Pyongyang, está praticamente na escuridão.

A capital da Coreia do Norte é o lar de 2,5 milhões de pessoas – mas apenas alguns minúsculos pontos de luz podem ser vistos a partir da cidade. Segundo a NASA, “a emissão de luz a partir de Pyongyang é equivalente às cidades menores na Coreia do Sul.” Não é uma surpresa. Cada cidadão sul-coreano consome 10.162 quilowatts-hora. No país de Kim Jong-un, esse número é de apenas 739 quilowatts por hora.

O vídeo foi filmado no ano passado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo astronauta Terry Virts.

A população da Coreia do Sul é cerca de duas vezes maior que sua odiada vizinha. Enquanto o país mais desenvolvido é lar de 48,9 milhões de pessoas, o país ditatorial abriga 24,7 milhões. A expectativa de vida no Sul industrializado também é 10 anos mais elevada – 79 anos. A mortalidade infantil é muito maior no Norte, com 26-21 mortes por 1.000 nascidos vivos, em comparação com 4,08 por 1.000 no Sul.

No entanto, é quase impossível obter uma imagem clara da Coréia do Norte, como alguns jornalistas ou funcionários estrangeiros não são autorizados a informar a situação do país