A FALTA DE RESPEITO DA ANAC COM A AVIAÇÃO CIVIL E COM OS PASSAGEIROS DA "ITA"
Durante o "embalo" da privataria tucana da época de FHC,quando tanta gente enriqueceu sem causa legítima, e da criação de agências para "isso e para aquilo",uma das "vítimas" foi a aviação civil,que até então estava subordinada ao Departamento de Aviação Civil-DAC, da Aeronáutica..
Apesar do DAC ter se relacionado exclusivamente à aviação civil,sua "disciplina" e direção eram militares,e todos os seus trabalhadores e operadores absolutamente familiarizados com os assuntos da aviação civil..
Pratiquei aviação como piloto privado de avião e planador desde os anos sessenta ,até a criação da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC,que substituiu o DAC no comando da aviação civil,durante aquele "oba,oba" das privatizações tucanas.Tive o pressentimento que essa mudança iria dar "m...". E como deu !!!
Portanto a partir da criação da ANAC ,a aviação civil deixou de ser dirigida por gente especializada em aviação,como era ao tempo do DAC,e passou a ser operada por gente completamente alheia a esse meio,num "cabide de empregos" que dá lugar até para "bailarinos & bailatrinas",absolutamente alheios à aviação..
Jamais teria acontecido no tempo do DAC.o brusco e "estúpido" cancelamewnto de autorização de voos da companhia aérea ITAPEMIRIN,mais conhecida como "ITA",no exato momento em que um dos seus aviões já se deslocava com passageiros para decolagem na cabeceira da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport),São Paulo,tendo o comandante que retornar ao pátio de estacionamento,numa falta de respeito jamais vista com os passageiros de avião em qualquer parte do mundo,fato ocorrido no sábado à noite,dia 18 de dezembro de 2021.
Nenhuma justificativa seria válida para essa violenta medida da ANAC,nem mesmo a alegada montagem de uma empresa bilionária no Reino Unido pelo dono da ITA,nem as dívidas,nem os salários atrasados do seu pessoal.
Nenhuma diferença haveria,enfim,se o "congelamento" dos vôos da referida empresa aérea se desse,por exemplo,com alguns dias de prévio aviso,de antecedência,não causando tamanho constrangimento à tripulação da aeronave e, principalmente, aos seus passageiros.O que teria motivado tanta "pressa",tanta "urgência", no cancelamento de autorização para vôos da "ITA"? Qual a "força maior"que teria movido a ANAC nesse gesto brusco?
Não seria mais apropriado a esse pessoal da ANAC começar a trabalhar no corpo de bombeiros para que atendesse aos chamados de incêndio de maneira tão rápida quanto cancelaram os vôos da "ITA"?
Sérgio Alves de Oliveira
Piloto Privado de Avião e Planador
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Sérgio Alves de Oliveira