A importância das mulheres nas eleições 2018, vagas ao Senado serão as mais disputadas, a complicada eleição suplementar de Vilhena
Mulheres – O assunto já foi abordado pela coluna, mas devido a importância do tema merece ser mais bem explorado. É sobre decisão da Justiça Eleitoral, que a partir das eleições deste ano todos os partidos, que já tinham a obrigatoriedade de ter 30% dos postulantes a cargos eletivos de mulheres, agora terão que aplicar 30% do fundo partidário nas candidaturas femininas. Não basta nominar 30% de candidatas mulheres, como se fazia até 2016, a maioria apenas para formalidade, para cumprir a lei, ou burlar a lei.
Mulheres – Apesar de a Lei Eleitoral exigir que 30% dos candidatos sejam do sexo feminino, na prática era apenas figuração para cumpri-la, porque quase a totalidade não tinha a mínima condição de somar votos para se eleger e nem campanha faziam. A partir deste ano obrigatoriamente os partidos terão que investirem 30% da receita partidária na campanha das mulheres. No mínimo é uma garantia que teremos maior participação feminina no processo político ampliando as bancadas no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e a representatividade no Poder Executivo.
Senado – Aos poucos vão se definindo as pré-candidaturas ao Senado em Rondônia. O senador Valdir Raupp (MDB) é pré-candidato à reeleição e o ex-governador, Confúcio Moura, do mesmo partido também. O pastor Aluísio Vidal (Rede), ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB), advogado Caetano Neto (Podemos), Manoel Neri do PCdoB e a ex-senadora Fátima Cleide pelo PT são nomes que deverão ser homologados nas convenções partidárias, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto.
Vilhena – As duas próximas semanas serão decisivas ao processo eleitoral em Vilhena, para escolha do novo prefeito e do vice. O registro das candidaturas de Rosani Donadon (MDB) e do vice Darci Cerutti foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral de Vilhena. Certamente eles irão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se necessário for, uma quase uma certeza, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Prejuízos para o eleitor que, além de ter que votar novamente (votou em 2016) na eleição suplementar, no próximo dia 3, não sabe se Rosani será efetivada candidata. É o fim da rosca...
Senado – A disputa por vagas nas eleições de outubro próximo seja para cargos majoritário ou proporcional a “briga” será acirrada. A princípio as duas vagas ao Senado serão as mais concorridas. Por exclusão Raupp e Confúcio são os nomes em maior evidência, mas não há como ignorar Vidal, que tem maior projeção na capital, Jesualdo Pires na região central e Fátima Cleide, considerada a “Mãe” no processo de transposição dos servidores do Estado para a União. Os demais são opções secundárias, mas jamais descartadas. As duas vagas ao Senado já mobilizam o eleitorado.
Respigo
A crise econômico-financeira é forte e atinge de forma direta os órgãos de comunicação do Estado. Recentemente o jornal “Diário da Amazônia” demitiu vários funcionários da capital e do interior+++ Esta semana a Rede TV! Rondônia também demitiu. O mesmo ocorrendo com a SIC TV (Record) que promoveu cortes de pessoal em escala considerável +++ Na próxima quinta-feira (24) a sede do Parlamento Estadual (Assembleia Legislativa) estará instalada em Ji-Paraná, para as sessões ordinárias da semana. A sessão ordinária da Casa de Leis ocorrerá no recinto da Rondônia Rural Show (RRS), que terá inicio na terça-feira (23) e encerramento no sábado (26) +++ O MDB mantém a série de encontros regionais para discutir com os filiados os nomes em condições de disputar as eleições deste ano. No último sábado (12) o encontro foi em Porto Velho e amanhã (19) em Cacoal, na Câmara Municipal a partir das 9h.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
