A importância de a destinação correta das emendas parlamentares, Assembleia organiza posse de Marcos Rocha, hoje tem França e Marrocos
Emendas – Muitas pessoas, mesmo ligadas a política não sabem o que são Emendas Parlamentares, mas elas são fundamentais para deputados e senadores que saibam utilizá-las com competência no apoio a municípios e Estados. As emendas parlamentares são recursos do Orçamento público cuja alocação é indicada por deputados estaduais, deputados federais e senadores. Recebem esse nome porque são realizadas por meio de emendas ao projeto de Orçamento estadual ou federal, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte e foi instituída na Constituição Federal de 1988. É uma maneira de o deputado “executar” liberando a emenda para que governadores ou prefeitos invistam em obras ou ações indicadas por eles. Hoje são impositivas, ou seja, o Poder Executivo é obrigado a executá-las, sob pena de prevaricação.
Parlamentares – Deputados bem assessorados e antenados com a importância das emendas as utilizam de forma política. Como não podem executar, porque não é função do legislador, os deputados (federal e estadual) e senadores liberam as emendas já com aplicações “carimbadas”. O deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal), por exemplo, anunciou esta semana a liberação de emendas para Ministro Andreazza para atender a saúde, compra de máquinas para beneficiar café, recursos para reformas de escolas, lazer e infraestrutura urbana. A ótima votação de Deiró, que garantiu a sua reeleição em outubro último com mais de 22 mil votos, o quarto mais bem votado no Estado não foi por acaso. Ele distribuiu muito bem suas emendas atendendo vários municípios e contou com o apoio de uma boa assessoria. As urnas comprovaram isso.
Posse – A solenidade de posse do governador Marcos Rocha (UB), no dia 1º de janeiro já está sendo organizada pela Assembleia Legislativa (Ale). É o Poder Legislativo quem dá posse ao Executivo, por isso os deputados iniciam a nova legislatura no dia 1º de fevereiro do ano posterior as eleições gerais. Segundo o titular da Superintendência de Comunicação Ale-RO, Alessandro Lubiana o credenciamento à imprensa será encerrado na terça-feira (20). Emissoras de TV, 1 repórter e um cinegrafista, e demais veículos de comunicação um jornalista. Uma foto, nome e função do profissional são exigências para o credenciamento. A solenidade de posse da Rocha será às 15h no Palácio das Artes. A TV Assembleia transmitirá o evento e terá página no YouTube. Rocha foi reeleito e será empossado para um segundo mandato.
Copa – E a Argentina passou sem dificuldades no jogo de terça-feira (13) com a Croácia, que eliminou o Brasil na última semana. Com Messi em jornada das mais inspiradas os argentinos venceram por 3x0. Não há dúvida que a seleção argentina foi organizada, mais objetiva em campo e venceu com méritos. A restrição é para o pênalti, convertido por Messi, que redundou no primeiro gol dos argentinos. Achamos que o goleiro, apesar de não ter tocado na bola parou no lance e foi o atacante Álvares, da Argentina quem trombou com ele. Uma jogada difícil para o árbitro, mas se os manipuladores do VAR tivessem um pouco mais de atenção certamente não confirmariam o pênalti. Em momento algum o goleiro teve como objetivo derrubar o argentino, que tocou a bola do lado e trombou com o goleiro. Mas...
Marrocos – Não há dúvida que a sensação da Copa do Catar é a seleção de Marrocos, que enfrenta a França, considerada favorita a ser a campeã, mesmo sem Benzema, o melhor jogador do mundo e outros atletas considerados titulares. Marrocos eliminou Bélgica e Canadá e empatou com a Croácia no Grupo F. Nas oitavas, segurou e incomodou a Espanha e venceu nos pênaltis, após a prorrogação sem gols. Nas quartas de final eliminou Portugal vencendo por 1x0 e hoje joga com a badalada França na disputa pela vaga na final da Copa. Hoje, além dos argentinos, que já estão na final, e os franceses, que jogam com os marroquinhos, o restante do mundo torce para seleção do treinador Walid Regragui, apelidado pela imprensa que cobre a Copa, de Cabeça de Abacate, pela sua careca reluzente. Ele está no cargo há três meses.
Respigo
Servidores da Assembleia Legislativa (Ale) estão com as finanças reforçadas. É que o setor financeiro da Casa do Povo depositou o 13º salário na terça-feira (13) +++ Apesar da coincidência (13º, dia 13) a liberação da grana (a previsão era dia 15) nada tem a ver com o PT. O presidente da Ale-RO, Alex Redano é do PRB, partido político com o nº 10 +++ Na coluna de ontem (13) em uma das notas ao se referir ao presidente-eleito, Lula da Silva, erramos quando colocamos que ele é do PP. Lula é o líder maior do PT, o PP é presidido em Rondônia pela deputada federal Jaqueline Cassol +++ A Polícia Rodoviária Federal (PRF), através de sua assessoria de Comunicação encaminhou à imprensa comunicado, que todas as rodovias federais em Rondônia estão desobstruídas. Está difícil viajar em Rondônia em razão dos constantes bloqueios de protesto pela eleição de Lula da Silva (PT) a presidente da República +++ As pessoas vão para as estradas e não sabem quando chegarão ao destino. Mobilizações democráticas são necessárias, importantes, mas desde que, para se resolver o seu problema não se causa a mesma coisa a outros +++ Protestar, se manifestar, sim. Extrapolar, prejudicar terceiros, não.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
