A justiça brasileira tarda, falha e é cara
19 de novembro de 2018
535
Como sabemos, o Senado aprovou o aumento dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com a participação ativa do presidente Dias Toffoli, que atuou como um líder corporativista-sindical.
O acréscimo representará um aumento de mais de 4 bilhões para 2019. O agravante é que o salário de juízes, procuradores e desembargadores são indexados aos salários dos ministros do STF, e esse efeito cascata causará um estrago ainda maior para as contas públicas, já tão combalidas.
A verdade é que a justiça brasileira é cara e ineficiente, representando 1,35% do PIB – equivalente a 68,4 bilhões de reais. Nos Estados Unidos e na Itália o gasto é de 0,14 e na Alemanha de 0,32%, avaliando seus respectivos PIBs.
A nossa justiça é inchada. Entre funcionários próprios e terceirizados são em torno de 418.000. No STF a proporção é de 300 funcionários para cada ministro. Por outro lado, a justiça brasileira é uma das mais morosas do mundo. E não tem essa que tarda, mas não falha!
A demora em julgar causa insegurança jurídica e impunidade. O poder judiciário é essencial em uma democracia, mas quando o poder judiciário se torna fonte de injustiça, com aumentos exorbitantes, privilégios abusivos e demora excessiva em julgar os processos, a população tem o dever de protestar.
MAIS LIDAS
Em depoimento, motorista de Haddad muda de versão sobre ação da PM
POLICIAL
19 de agosto de 2026
Nome de operação da PF contra Lulinha incomoda entorno de Lula
POLICIAL
24 de agosto de 2026
Os nomes do PT que correm por fora para suceder Lula
POLÍTICA
31 de agosto de 2026