A MARACUTAIA QUE ACABOU COM A VARIG É A MESMA QUE SOLTOU LULA

16 de setembro de 2022 330

Não existe um só gaúcho que tenha vivido a fase  de ouro da "sua" VARIG-Viação Aérea Riograndense, que não tenha sentido profundo orgulho dessa empresa. Até o PT assumir o poder,com Lula da Silva,em 2003,a VARIG era a maior e mais importante empresa aérea do Brasil. Há quem garanta  até que as representações da VARIG no exterior muitas vezes faziam as vezes das próprias Embaixadas e Consulados Brasileiros.

Mas a crise que se abateu sobre as empresas aéreas  no mundo inteiro no início dos anos dois mil ,pegou a VARIG em "cheio". Em 2002 ,a sua dívida   era de USD 8 bilhões. Mas por "azar" da empresa, era época de campanha eleitoral,e as eleições presidenciais se avizinhavam  para outubro. O "Doutor" José Dirceu,então Presidente do PT,chegou de "chapéu-na-mão",pedindo "doações" da empresa para o PT,embora ela estivesse atolada em dívidas.                                                          Ozíres Silva, Presidente da VARIG,devido à impossibilidade de fazer essa "generosidade",acabou tendo que negar o pedido. José Dirceu respondeu "ameaçando" Ozires Silva,dizendo-lhe que se  o PT vencesse a eleição em outubro,a VARIG iria passar a "pão e água". Foi exatamente o que aconteceu.
Já sendo governo,em 2003,o PT proibiu o BNDES de socorrer a VARIG,passando a "despejar" bilhões e mais bilhões de reais  desse banco de desenvolvimento em ditaduras de esquerda na Venezuela e em Cuba,dentre outros países. Um dinheiro,evidentemente,só com passagem de "ida". Sem "volta". Concomitantemente, o BNDES passou a financiar jatinhos executivos de luxo da EMBRAER,a juros subsidiados,quase "zero",para os "amigos do rei", E mandou a Infraero boicotar a VARIG, tanto quanto possível ,ficando a BR Distribuidora impedida  de dar crédito para abastecimento dos seus aviões. As prioridades governamentais estavam concentradas nas empresas aéreas TAM e GOL,dos "amiguinhos".
É aí que começam as incríveis "coincidências" entre a quebra da VARIG,as "negociatas" da sua venda,e o combate à Operação Lava Jato,que acabou sendo desmantelada,mediante incrível "coincidência" de personagens.
Roberto Teixeira é amigo e foi advogado de Lula durante muito tempo, Foi com a intermediação  desse  advogado que a VARIG foi "torrada" por USD 24 milhões para o grupo chinês Larchan,revendida após poucos meses para a GOL,por USD 275 milhões ,ou seja,um valor mais de 10 vezes superior.
Mas essa "história" tem uma sequência "interessante". O escritório de advocacia de Roberto Teixeira tem  como sócio Cristiano Zanin,também genro de Teixeira,que "herdou" Lula como cliente do "sogro",no processo e na condenação que teve na Operação Lava Jato. Zanin foi o advogado que mais "apareceu" nessa "operação". E teve absoluto sucesso,livrando seu cliente das "garras" da Justiça,com a ajuda e "benevolência"do próprio Supremo Tribunal Federal,cuja maioria dos membros,também "coincidentemente", foi escolhida  pelo PT. Todas as condenações de Lula na Operação Lava Jato foram "anuladas" pelo STF.
Sérgio Alves de Oliveira
Advogado e Sociólogo
Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira