A POLÍTICA DE ARIQUEMES E A COMPRA DE VOTOS

30 de setembro de 2024 144

A compra de votos no Brasil remonta desde o Império quando era governado por Dom Pedro II nessa época o sufrágio político ainda era pouco conhecido e era para poucos. Foi então que o Senador João Mauricio Wanderley, o Barão de Cotegipe, denunciou a primeira forma conhecida de compra de votos na história brasileira, isso em 16 de outubro de 1880; de lá para cá essa pratica criminosa só foi se sofisticando ao ponto tal que aqui na terra dos “Uru-eu-au-au”, tem candidato comprando votos via PIX isso é a modernidade e a era da informática.

Dessa maneira forma-se assim um corpo eleitoral não das melhores pessoas residentes da velha OCA, mas daquelas que se chamam “eleitores do cabresto”, isso é corrupção praticada por candidatos inescrupulosos que só visam o poder e não o bem-estar da população.

Com isso, imortalizou a expressão usado para a coerção e suborno do eleitorado mais pobre.

SÉRGIO PIRES PUBLICA EM SUA COLUNA

DEPUTADO ALEX REDANO DENUNCIOU TENTATIVA DE AGRESSÃO POR UM MEMBRO DA CAMPANHA QUE FAZ OPOSIÇÃO À PREFEITA CARLA, EM ARIQUEMES

Mesmo sem poder ser candidato, porque foi cassado pelos seus colegas vereadores, perdeu seus direitos políticos e foi proibido de entrar na disputa pela Prefeitura de Ariquemes, o conhecido Rafael Fera, suplente de deputado federal, continua causando furor na campanha. Ele colocou sua então candidata a vice, Marlei Mezzomo, como o nome para a corrida, mas é o próprio Fera quem comanda tudo. Nesta semana, Fera perdeu mais uma na Justiça: foi obrigado a publicar (mais um) direito de resposta da prefeita Carla Redano, candidata à reeleição, por novas ofensas proferidas nas redes sociais. Aliás, foi por causa de ataques sem provas e cada vez mais virulentos contra a Prefeita e seu grupo político, que o então vereador foi defenestrado de seu mandato. Dias depois, novo e lamentável episódio. Um apoiador do grupo oponente à atual administração tentou agredir fisicamente ninguém menos do que o deputado estadual Alex Redano, marido de Carla, que estava na rua fazendo campanha a favor da reeleição da Prefeita. Redano é conhecido pela forma cortês e afável com que trata todos, inclusive adversários políticos e é uma das figuras mais respeitadas da política atual do Estado. Não por acaso já foi presidente da Assembleia Legislativa e o será novamente, a partir do ano que vem. Ele denunciou publicamente a tentativa de agressão sofrida. O que se espera é que não só os ataques verbais e pelas redes sociais cessem, mas, principalmente, que todo e qualquer ato de violência seja devidamente repudiado, combatido e punido, seja quem for que o pratique. Não estamos mais nos tempos dos coronéis e jagunços, na nossa política!

 

Fonte: AOR OLIVEIRA
O QUE DA NOTICIA (AOR OLIVEIRA)