A saudável volta do JB ao jornalismo impresso, a força dos semanários regionais, a morte analisada por uma especialista

4 de janeiro de 2018 724

Jornal – O assunto já foi abordado na última semana, pelo jornalista Lúcio Albuquerque: a volta do matutino impresso “Jornal do Brasil”. Jornal referência no Brasil, em modernidade, credibilidade e circulação e com profissionais de referência, como Jânio de Freitas, que revolucionou o jornalismo brasileiro com o JB modernizado e o saudoso colunista Carlos Castelo Branco, o Castelinho, o mestre dos mestres em coluna política. O JB era realmente o “melhor jornal do Brasil”. Um dos primeiros a aderir o jornalismo eletrônico, sem sucesso, o JB, hoje, existe, mas ninguém sabe.

 

Jornal II – O empresário do ramo gastronômico e ex-dono de afiliada da Rede Globo em Minas Gerais, Osmar Peres disse que a partir de maio próximo o JB, agora com o seu comando voltará às bancas em formato standard, o tradicional e com circulação, a princípio, apenas no Rio de Janeiro com 30 mil exemplares diários. Dará certo? Acreditamos que sim, pois o leitor sente falta de um jornalismo impresso regional e voltado para os interesses da população. Que seja muito bem vindo e que se torne um exemplo para o Rio e demais Estados sobre a importância do jornalismo impresso regional.

Jornal III – Em Rondônia temos, ainda, quatro jornais diários impressos: “Diário da Amazônia”, “Gazeta de Rondônia”, com sede em Cacoal, “Correio Popular”, de Ji-Paraná e o “Madeirão” editado em Porto Velho. Mas tem que se destacar os jornais semanários, que são pontos de referência no interior do Estado, como o “A Tribuna Popular”, de Cacoal, do jornalista Adair Perin e a “Folha do Sul”, de Vilhena, do advogado e jornalista Dimas Ferreira. São jornais que dominam as suas regiões, porque priorizam as informações regionais. São leituras obrigatórias dos formadores de opinião de Cacoal e região (Tribuna) e do Cone Sul (Folha).

Previsões – O insuperável Zé Katraca, que escreve diariamente a coluna Lenha na Fogueira, na verdade uma página no jornal “Diário da Amazônia” e em vários sites, sobre cultura, arte e assuntos diversos fez algumas previsões para este ano. Quase todas as vidências do “Babalolixão” e do ‘Katraquina” têm um mínimo de fundamento, mas a que o Vasco será campeão brasileiro este ano já é demais. Menos Zé, menos...  

Vida – Ninguém diz que quer morrer e praticamente todos têm medo da morte. O site UOL de hoje (3) traz uma entrevista com a psicóloga Maria Júlia Kovács, professora da área na USP sobre o assunto, que merece ser lida pela sua profundidade na abordagem da morte, um assunto que é tabu. Para ela “prolongar a vida em UTIs é uma praga moderna”. Segundo Maria Júlia, do ponto de vista médico, a morte passou a ser um fracasso profissional e que é possível sentir a morte chegando, quando a doença se agrava, porque ela viveu com esse corpo a vida inteira, sabe que está terminando. Leia.

Respigo

Para quem reclama muito do preço da gasolina devido às constantes altas dos últimos meses. Na maioria dos postos de combustíveis das regiões Norte e Noroeste do Paraná o litro da gasolina comum está custando R$ 4,40 +++ Político em alta em Rondônia, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) poderá rever sua disposição em não disputar as eleições de outubro próximo. Em todas as sondagens relacionadas as eleições gerais deste ano ele sempre aparece em destaque, como a recente enquete do Rondônia Dinâmica sobre o destaque político de 2017, com ele despontando em primeiro lugar +++ É bem provável que Jesualdo  possa rever a posição em não concorrer nas eleições desse ano. Caso seja candidato será para uma das duas vagas ao Senado +++ A mobilização já é intensa no comércio de Rondônia no ramo de materiais escolares. Quem vai comprar deve pesquisar, porque hoje a oferta não é apenas nas livrarias, mas também nos supermercados e lojas como a Havan, com preços diferenciados, por isso a necessidade de comprar onde é mais barato. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)