A situação da pandemia de covid-19 no mundo em oito pontos

9 de janeiro de 2022 618

Esta é uma compilação das últimas notícias relacionadas com a pandemia de covid-19, como as novas medidas adotadas, os saldos atualizados e sua influência em áreas como o esporte.

Dois milhões de casos diários no mundo

Na semana de 1 a 7 de janeiro, mais de dois milhões de casos diários de covid-19 foram detectados, em média, em todo o mundo; um número que dobrou em dez dias, de acordo com uma contagem da AFP.

O número de novos casos diários aumentou 270% desde a descoberta da variante ômicron em Botswana e na África do Sul no final de novembro de 2021.

A grande maioria das infecções recentes foi detectada na Europa (7.211.290 casos em sete dias, 47% a mais que na semana anterior) e nos Estados Unidos e Canadá (4.808.098 infecções, +76%).

No entanto, a atual onda de infecções não é acompanhada por um aumento nas mortes. Nos últimos sete dias, ocorreram em média 6.237 mortes por dia no mundo, o menor número desde o final de outubro de 2020.

Mais de 150.000 mortos no Reino Unido

A covid-19 já matou pelo menos 150.057 pessoas no Reino Unido, as autoridades anunciaram neste sábado (8). 313 mortes foram registradas nas últimas 24 horas.

Djokovic pede para treinar

O tenista Novak Djokovic, que foi proibido de entrar na Austrália por causa de medidas sanitárias e que considera que deveria ser isento da vacinação anticovid por ter sido infectado em dezembro, pediu no sábado para deixar o centro de detenção onde está, em Melbourne, para poder treinar.

Na segunda-feira, um tribunal federal examinará o recurso interposto pelo jogador, o número um do mundo, a pouco mais de uma semana do Aberto da Austrália.

Djokovic participou de dois eventos públicos em Belgrado no dia em que testou positivo e no dia seguinte, de acordo com diferentes publicações nas redes sociais. Uma foi a cerimônia em homenagem a jovens jogadores sérvios, no dia 17 de dezembro, em que ele não usava máscara, e a apresentação de um selo em sua homenagem, na véspera.

A tenista tcheca Renata Voracova, por sua vez, deixou a Austrália neste sábado, após o cancelamento do visto por motivos de saúde.

Protesto em Viena contra restrições

40.000 pessoas, segundo estimativa da polícia, se manifestaram neste sábado na capital austríaca, Viena, contra o projeto de vacinação obrigatória e as restrições sanitárias. A polícia fez várias prisões, mas a marcha correu bem.

Equipe de Burkina Faso afetada pela covid-19 antes da CAN

“Entre quatro e cinco jogadores” da equipe de Burkina Faso e seu treinador testaram positivo para covid-19, pelo que não poderão participar no jogo de abertura da Copa Africana de Nações (CAN) no domingo, em Yaoundé, explicou o assistente técnico, que reclamou do procedimento.

Poeta iraniano Baktash Abtin morre na prisão após pegar covid

O poeta e cineasta iraniano Baktash Abtin, opositor do regime de Teerã, morreu na prisão depois de ser infectado com covid-19, anunciaram várias organizações de direitos humanos no sábado.

Fim da quarentena para dezenas de personalidades em Hong Kong

Dezenas de funcionários e legisladores de Hong Kong, incluindo o chefe da polícia e o ministro das finanças, podem encerrar sua quarentena depois que um dos dois casos covid-19 detectados em uma festa que eles compareceram revelou ser um falso positivo.

As autoridades ordenaram uma quarentena de 21 dias para cerca de 180 pessoas que participaram do evento.

Mais de 5,4 milhões de mortos

A pandemia deixou mais de 5.478.486 mortos em todo o mundo, de acordo com o balanço da AFP deste sábado às 11:00 GMT (08:00, no horário de Brasília). O Estados Unidos é o país com maior número de óbitos (836.603), seguido do Brasil (619.822), Índia (483.463) e Rússia (315.400). O México, por sua vez, ultrapassou o limite de 300.000 mortos na sexta-feira.

A Organização Mundial da Saúde considera, entretanto, que o saldo da pandemia pode ser duas a três vezes maior, se o excesso de mortalidade direta e indiretamente relacionado à covid-19 for levado em consideração.

Fonte: AFP