Adversários no UFC 240, Deiveson e Pantoja fazem caminhos opostos para ter família no camp

27 de julho de 2019 275

Dois dos cinco brasileiros em ação no UFC 240 deste sábado estarão frente a frente dentro do octógono montado em Edmonton (CAN): os pesos-moscas Alexandre Pantoja e Deiveson Figueiredo. Os dois vivem momentos distintos na carreira: enquanto Pantoja venceu suas últimas três lutas, Figueiredo busca recuperação após sofrer sua primeira derrota no MMA profissional.

Na vida pessoal, os dois brasileiros também fizeram movimentos em direções opostas recentemente, apesar de os motivos serem semelhantes. Enquanto Deiveson Figueiredo retornou a Belém para fazer seu camp de treinos mais próximo da mulher e do filho recém-nascido, Alexandre Pantoja realizou seu sonho de levar sua família para morar com ele na Flórida, onde treina na American Top Team.

Deiveson vinha treinando no Team Alpha Male, em Sacramento (EUA), onde se preparou para a luta contra Jussier Formiga, em março. Após a derrota que "freou" sua arrancada à disputa do cinturão, o lutador voltou ao Pará e decidiu fazer seu camp em Belém, onde poderia ser de maior ajuda para a mulher Bruna na criação do filho Benício, nascido há seis meses.

- Aproveitei para fazer camp em Belém para ficar ao lado do meu filhão. Me motiva mais a treinar, a lutar com garra. Então com certeza que meu braço vai ser erguido e vou poder gritar o nome do meu filho lá. Contratei os melhores treinadores de muay thai, wrestling, montei uma equipe bem forte, chamei atletas para treinar comigo para chegar bem preparado e forte pra lutar contra o Pantoja - contou Deiveson ao Combate.

O lado negativo poderia ser as horas perdidas de sono; afinal, bebê recém-nascido costuma acordar muito durante a madrugada e exigir atenção 24 horas dos pais. Mas "Daico" garante que o menino colaborou.

- Ele fez isso na minha luta contra o Formiga, só que eu estava treinando fora, na Califórnia. Minha mulher respondeu sozinha. Agora meu bebê está com seis meses. Ele dorme 22h e acorda 5h30. Garotão dorme pra caramba.

Os filhos de Alexandre Pantoja já estão um pouco mais velhos - um tem oito anos, o outro tem cinco. A saudade da dupla e da esposa Gabryella apertava o peito do lutador fluminense, que ficou cinco meses direto na Flórida para treinar na ATT. Em abril, antes de enfrentar outro brasileiro, Wilson Reis, Pantoja expressou o desejo de levar a família para morar com ele nos EUA. Dois meses depois, o peso-mosca realizou o sonho, e já colheu os frutos de ter a família por perto neste camp.

- Foi um mês incrível, que eu pude estar com meus filhos, ir para a academia, voltar, estar com a minha esposa. Poder almoçar junto, dormir junto, me deu um conforto muito grande. Chego para essa luta bem tranquilo, sabendo que após a luta voltarei para casa. Enfim, onde minha família está, posso dizer que é a minha casa. Tenho a oportunidade de estar trabalhando na ATT, estar com a minha família do lado, dando a oportunidade de os meus filhos crescerem nos EUA, que é um país excelente para eles estudarem e se formarem - disse um grato Pantoja.

Dentro do octógono, cada um defende o "ganha-pão" de sua família e seus planos de carreira. Deiveson e Pantoja se respeitam muito entre si e veem muitas semelhanças nos seus estilos.

- O Deiveson é muito aguerrido, é aquele estilo old school, vem para a porrada e seja o que Deus quiser. Fico feliz com essa luta, é um lutador muito bom, muito duro, explosivo, que vem para a frente, que vai me lembrar minhas lutas do começo, que a gente sempre lutava para decidir - comentou Pantoja.

- O Pantoja é um garoto que vem surpreendendo. Eu até havia falado do jogo dele, que não combinava, que era muito fraco, mas após ele lutar com o Wilson Reis, ele mostrou uma evolução muito boa, então minha expectativa é que essa luta serão dois strikers se pegando, ele gosta de trocação e eu também. Estou aqui para nocautear - afirmou Deiveson.

Combate e o Combate Play transmitem o UFC 240 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h30 (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo e acompanham o torneio em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC 240
27 de julho, em Edmonton (CAN)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Frankie Edgar
Peso-pena: Cris Cyborg x Felicia Spencer
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Niko Price
Peso-leve: Olivier Aubin-Mercier x Arman Tsarukyan
Peso-médio: Marc-Andre Barriault x Krzysztof Jotko
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Alexis Davis x Vivi Araújo
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Yoshinori Horie
Peso-pena: Gavin Tucker x Seung Woo Choi
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Deiveson Figueiredo
Peso-mosca: Sarah Frota x Gillian Robertson
Peso-leve: Erik Koch x Kyle Stewart