Aeroporto Salgado Filho suspende voos por uma hora após drones serem avistados sobrevoando a área
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), suspendeu temporariamente 13 decolagens e pousos na noite da última segunda-feira (19). Dois drones foram avistados sobrevando a área do aeródromo por volta das 19h. Por questões de segurança, a torre de controle suspendeu as operações às 19h11, e retomou as atividades às 20h25. De acordo com a Fraport Brasil, empresa responsável pela administração do aeroporto, seis aviões permaneceram no solo enquanto duas aeronaves sobrevoavam a cidade aguardando liberação para pouso, além de cinco voos serem desviados para os aeroportos de Caxias do Sul, Curitiba e Florianópolis.
De acordo com o Regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), lançado em 2017, pilotos de drones precisam manter o aparelho a, no mínimo, 5,4 quilômetros de distância de um aeroporto ou da rota de aviões quando sobrevoam até 100 pés (30 metros). Para voos mais altos, de 100 a 400 pés (30 a 120 metros), a distância mínima é de 9 quilômetros. Além disso, equipamentos com mais de 25 quilos exigem habilitação.
O Salgado Filho passou a ser administrado pela Fraport em 2 de janeiro deste ano. A empresa foi a vencedora da licitação, aberta em março do ano passado, colocando o aeroporto sob administração da iniciativa privada. As obras do entorno do aeroporto, que preveem a remoção de famílias que vivem nas Vilas Dique e Nazaré, devem ser finalizadas até outubro de 2021 – expansão do Terminal A e Airside em outubro de 2019 e a ampliação da pista em outubro de 2021. Além do Salgado Filho, a empresa alemã administra mais 30 aeroportos pelo mundo, incluindo o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza (CE).