Agir e Solidariedade formatam parceria, Escolas do Legislativo de Rondônia e Acre trocam informações, RRS já mobiliza agronegócio no Estado
Municípios – Na posse do deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale), na presidência do Parlamento Amazônico (PA), esta semana, que congrega nove Estados da Região Norte, o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (SO-PVH) enfocou no seu discurso, além da importância de Rondônia no comando do PA, sobre a necessidade da criação de novos municípios e da abertura de concurso público no Parlamento Estadual. O presidente Marcelo citou os distritos de União Bandeirantes e Ponta do Abunã, como exemplos, que devem ser emancipados, porque “são maiores que muitas cidades”. Sobre o novo presidente do PA, disse que “a gente precisa muito da Bancada Federal e o Laerte já foi prefeito de Alvorada do Oeste, deputado no terceiro mandato”, e tem experiência suficiente para discutir as demandas da região no Congresso Nacional.
Escola – O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa, Alexandre Silva, que atua de forma permanente na capacitação dos servidores públicos, inclusive de outros órgãos federais, estaduais e municipais, também a comunidade em geral, com as vagas excedentes. Alexandre esteve esta semana na Escola do Legislativo, de Rio branco, no Acre. A visita aos colegas da escola do Acre visa a busca de uma permanente troca de informações com a finalidade de fortalecer as atividades das escolas, que são fundamentais no aprimoramento da mão de obra pública, inclusive com a expedição de certificados de conclusão das dezenas de cursos disponibilizados. Alexandre foi recebido pela diretora da EL, do Acre, Michelle Andressa, e pelo presidente da Assembleia Legislativa acriana, deputado Luiz Gonzaga (PSDB).
Agir – O ex-deputado federal e presidente do diretório regional do Agir, Natan Donadon, há meses vem organizando o partido no Estado, visando as eleições a prefeito, vice e vereador de outubro próximo. Já realizou várias reuniões pelo interior e firmou na última semana, várias parcerias com lideranças regionais. A mais recente foi formatar compromisso com o Solidariedade em Porto Velho, que recebeu recentemente o deputado e presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz. No encontro a formalização da parceria entre os dois partidos representados por Eleazar Nogueira (SO) e Mauro Roberto da Silva (Agir), ambos da capital. A meta é ampliar federações no interior para que seja efetivada uma união forte e com amplas condições de eleger prefeitos, vices e vereadores na maioria de os municípios de Rondônia.
Aleluia – Apesar do “Supremo” ministro Alexandre de Morais, não concordar, pois não acatou a decisão de a maioria dos membros do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que aceitou ações protocoladas pelos partidos políticos Rede Sustentabilidade, Podemos e PSB contestando trechos da minirreforma administrativa (Lei 14.211/2021), mas com vigência somente para as próximas eleições, não retroagindo para as eleições de 2022, (como defende Xandão), o que seria um contrassenso, ao se promover mudanças, após o pleito. A decisão do TSE, manteve nos cargos os deputados federais, que foram eleitos com as sobras eleitorais, e a mudança na leia entra em vigor somente nas próximas eleições. Rondônia tinha o deputado federal Eurípedes Lebrão (UB) entre os que poderiam perder o mandato, mas com a decisão do TSE, mesmo a contragosto do ministro Xandão, permanecerá no cargo de forma legítima.
RRS – A mobilização para a realização da Rondônia Rural Show deste ano é intensa junto ao Governo do Estado, que promove a mostra internacional em Ji-Paraná (20 a 25 de maio), no Parque Vandeci Rack com coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri. Estão confirmadas a participação de 650 expositores, número que poderá aumentar até o encerramento das inscrições. Uma das atrações da mostra, são as vitrines tecnológicas representadas por empresas públicas e privadas nas áreas de soja, milho, girassol, pastagens, sorgo, café, cacau e banana, que estão realizando a limpeza dos lotes e plantio das mudas, para garantir a apresentação de suas produções até a realização da Feira. Faltam dois meses para a mostra e já não é missão das mais fáceis encontrar vagas na rede hoteleira de Ji-Paraná e região, devido à enorme demanda para o período.
Respigo
O plantio de coco está sendo incentivado em Rondônia. A deputada estadual Rosângela Donadon (UB-Vilhena) pilota projeto de entrega gratuita de mudas para fomentar a agricultura familiar e oferecer mais e melhores condições para o mini e pequeno produtor rural +++ São disponibilizadas para cada produtor 210 mudas, além de o fertilizante. O comércio do coco, que é grande em Rondônia, é altamente lucrativo e, na Bahia, uma garrafinha do líquido é comercializada a R$ 11 +++ Os torcedores do Fluminense estão com o sorriso de orelha a orelha. É que o Tricolor das Laranjeiras venceu o LDU do Equador (2x0) na noite de quinta-feira (29) no Maracanã e conquistou o título da Recopa +++ No jogo de ida em Quito (Equador), o Fluminense tinha sido derrotado por 1x0. A vitória com um gol a mais garantiu o título da importante competição sul-americana e o 13º título para o Brasil +++ A Argentina é o segundo maior vencedor da Recopa, com dez títulos. São Paulo, Internacional e Grêmio são os maiores vencedores com dois títulos, cada um +++ O PT reunirá seus filiados e simpatizantes sábado (2) e domingo (3) em Ji-Paraná, a partir das 9h na câmara de vereadores. Na pauta as eleições de outubro e a deliberação sobre as nominatas visando a composição das chapas que estarão na disputa.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
