AGNA SOUZA DIZ QUE O TURISMO SUSTENTÁVEL RURAL, É UMA ALTERNATIVA COMPLEMENTAR DE RENDA À PROPRIEDADE AGRÍCOLA

9 de setembro de 2024 67

A candidata a Prefeita de Ariquemes (MDB), esteve em visita ao festival de jabuticaba e conversando com o proprietário do sitio e outras pessoas que se faziam presente; a Professora Agna explanou que a implementação do turismo rural pode ser um mecanismo de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia do município de Ariquemes, bem como uma atividade geradora de renda extra para a agricultura camponesa. Para a efetivação desta modalidade de turismo, faz-se necessário a adoção, por parte do poder público, de medidas que garantam o acesso aos empreendimentos rurais. O turismo rural, quando bem estruturado e planejado, torna-se um agente fomentador de boas práticas de preservação e conservação do meio ambiente, além de contribuir na divulgação das culturas e tradições locais e regionais. “Portanto, é nosso compromisso ao assumirmos a gestão municipal de criarmos mecanismos para fortalecer o turismo rural no município de Ariquemes e buscar a imediata implantação do turismo rural e do ecoturismo nas propriedades rurais do município de nossa cidade”. Diz Agna.

Essa medida irá proporcionar uma renda alternativa e sustentável a estes agricultores familiares bem como possibilitar uma melhora na qualidade de vida Pode-se concluir que o turismo é um importante elemento de desenvolvimento da economia de uma localidade pois contribui de maneira significativa para o aumento da renda e a consequente valorização da população local, pois implica numa vasta rede de atividades e ou serviços que são desenvolvidas paralelamente: transporte, estadia, alimentação, bebidas, souvenires, entretenimento, além de outros serviços que são oferecidos ao turista. Sendo assim, o turismo rural trará aumento e diversificará a renda das agroindústrias familiares do município de Ariquemes, incentivando a permanência no campo e a melhoria da qualidade de vida da população local. Desde que se desenvolvam políticas públicas que auxiliem na construção desta nova perspectiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas e ainda preservar o ambiente para esta e as futuras gerações.

Nossa candidatura a Prefeita, enfoca o turismo como alternativa complementar de renda à propriedade agrícola. Essa meta está inclusa nos nossos planos e viabilizaremos estudos para isso acontecer, diz o candidato a Vice-Prefeito Dr. Eliel. No município de Ariquemes, cuja economia é dependente da agricultura, baseada em soja, café e pecuária. Os efeitos das monoculturas impactam o desenvolvimento econômico levando o município ao empobrecimento. O turismo é apresentado como alternativa à solução dos problemas do município. propor alternativas à implementação do turismo no ambiente de produção rural, como mecanismo complementar à geração de emprego e renda aos atores sociais locais.

Fonte: AOR OLIVEIRA