Agora é possível entender porque dois senadores de Rondônia votaram alinhados para a salvar a pele do tucano Aécio Neves
Avaliação profunda
Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.
Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.
Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.
Uma penca!
Ainda embrião, a Rede de Sustentabilidade apresenta uma penca de pré-candidatos ao governo de Rondônia. Raduan Miguel, Neemias Muniz e Marcos Reis Maia. Caras novas são um fenômeno registrado nesta pré-temporada eleitoral e outros pequenos partidos já estão apresentando seus postulantes, com Jorge Chediak, Augusto Pelucio e outros. Mas a Rede exagerou na medida.
As propinas
Agora é possível entender porque d votaram alinhados para a salvar a pele do tucano Aécio Neves, amigão de Expedito Junior, no Congresso Nacional. Ocorre que conforme delações premiadas recentes era o mineiro Aécio Neves que detinha o mando político para distribuir as propinas para os representantes de Rondônia referentes às usinas de Jirau e Santo Antonio. É coisa de louco!
Os tucanos
Em Rondônia os tucanos desenvolvem pesquisas para auscultar o sentimento do eleitorado visando nortear as alianças no ano que vem. O presidente estadual Expedito Junior esteve em Brasília entabulando entendimentos com partidos alinhados. Inicialmente seu projeto era disputar uma cadeira ao Senado nas eleições de 2018, mas já de asa crescida e aliado com Cassol já pensa em vôos maiores.
Última hora
È tradição os políticos mais experientes deixarem o lançamento de suas candidaturas para as convenções, catimbando a decisão o quanto podem para evitar levar lambadas dos adversários. Sendo assim o veterano Confúcio Moura esta retardando o máximo possível sua decisão, mas de março não escapa, já que é o último prazo para sua desincompatibilização para quem pretende disputar cargo eletivo no ano que vem.
Partidos em ação
O fim de semana foi concorrido com convenções municipais do PDT em vários municípios do estado, acompanhados pelo presidente regional senador Acir Gurgacz, mais o encontro estadual dos Democratas – que aconteceu em Ariquemes - para definir as nominatas de possíveis candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. PT, PMDB e PSDB, sujos como poleiro, estão na expectativa de melhores dias para abrirem a temporada.
Via Direta
*** O candidato da ultra-direita a presidência da República Jair Bolsonaro já esta atraindo eleitores de Lula e Aécio Neves ***Uma tendência, com uma multidão de votos de protestos buscando um candidato de ruptura *** Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (PODEMOS), calejados em tantas disputas, acreditam que a moda Bolsonaro passa. Será? *** Silvia Cristina (Ji-Paraná) entra na disputa por uma cadeira a Câmara dos Deputados, reforçando a nominata do PDT.
MAIS LIDAS
Equipe de Léo Moraes tem até réu confesso de fraude financeira
A explosão de filiados do PT em cargos de confiança
Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas
Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br