Agora é possível entender porque dois senadores de Rondônia votaram alinhados para a salvar a pele do tucano Aécio Neves

23 de outubro de 2017 989

Avaliação profunda

Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.

Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.

Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.

Uma penca!

 

 

Ainda embrião, a Rede de Sustentabilidade apresenta uma penca de pré-candidatos ao governo de Rondônia. Raduan Miguel, Neemias Muniz e Marcos Reis Maia. Caras novas são um fenômeno registrado nesta pré-temporada eleitoral e outros pequenos partidos já estão apresentando seus postulantes, com Jorge Chediak, Augusto Pelucio e outros. Mas a Rede exagerou na medida.

As propinas

Agora é possível entender porque dois senadores de Rondônia votaram alinhados para a salvar a pele do tucano Aécio Neves, amigão de Expedito Junior, no Congresso Nacional. Ocorre que conforme delações premiadas recentes era o mineiro Aécio Neves que detinha o mando político para distribuir as propinas para os representantes de Rondônia referentes às usinas de Jirau e Santo Antonio. É coisa de louco!

Os tucanos

Em Rondônia os tucanos desenvolvem pesquisas para auscultar o sentimento do eleitorado visando nortear as alianças no ano que vem. O presidente estadual Expedito Junior esteve em Brasília entabulando entendimentos com partidos alinhados. Inicialmente seu projeto era disputar uma cadeira ao Senado nas eleições de 2018, mas já de asa crescida e aliado com Cassol já pensa em vôos maiores.

Última hora

È tradição os políticos mais experientes deixarem o lançamento de suas candidaturas para as convenções, catimbando a decisão o quanto podem para evitar levar lambadas dos adversários. Sendo assim o veterano Confúcio Moura esta retardando o máximo possível sua decisão, mas de março não escapa, já que é o último prazo para sua desincompatibilização para quem pretende disputar cargo eletivo no ano que vem.

 

Partidos em ação

O fim de semana foi concorrido com convenções municipais do PDT em vários municípios do estado, acompanhados pelo presidente regional senador Acir Gurgacz, mais o encontro estadual dos Democratas – que aconteceu em Ariquemes - para definir as nominatas de possíveis candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. PT, PMDB e PSDB, sujos como poleiro, estão na expectativa de melhores dias para abrirem a temporada.

 

 

Via Direta

*** O candidato da ultra-direita a presidência da República Jair Bolsonaro já esta atraindo eleitores de Lula e Aécio Neves ***Uma tendência, com uma multidão de votos de protestos buscando um candidato de ruptura *** Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (PODEMOS), calejados em tantas disputas, acreditam que a moda Bolsonaro passa. Será? *** Silvia Cristina (Ji-Paraná) entra na disputa por uma cadeira a Câmara dos Deputados, reforçando a nominata do PDT. 

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br