Agronegócio favorecido com isenção de importados, TC-RO decide que diária a vereador é ilegal, Jaru quer reduzir efetivo de vereadores
Impostos – A Portaria nº 510 de 26 de julho último, do governo federal concede uma série de benefícios incentivando a importação de 281 itens, dentre eles, roçadeiras, enfardadoras, alimentadores automáticos para suínos, descascadoras de grãos, descoureadeiras manuais pneumáticas, serras automáticas de carcaça para suínos e bovinos, máquinas para processamento, monitoramento, supervisão e controle de filetagens e refile em larga escala de peixes, tratores agrícolas, tratores florestais. Bom para o agronegócio.
Diárias – O julgamento recente do TCE/RO condenando vereadores da legislatura de 2005 a 2008 de Vilhena e determinando ressarcimento aos cofres públicos municipais cuja soma pode chegar aos R$ 700 mil deve ser analisado com maior prudência pelo demais presidentes das Câmaras Municipais. A ação movida pelo advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC) Caetano Neto foi julgada procedente e deve servir de alerta aos presidentes de parlamentos mirins, porque a justificativa da concessão de diárias para “finalidade pública” é ilegal.
Trenzinho – A decisão da Corte de Contas do Estado deverá colocar um fim nos “Trenzinhos da Alegria” proporcionado por diversas câmaras de vereadores na concessão de diárias, para vereador ir a Brasília. Com a finalidade de que? Vereador tem atribuição específica de fiscalizar e atuar na Casa de Leis no âmbito da circunscrição do município aprovando e ou rejeitando projetos de leis. No mais é querer "status" que não lhe cabe, segundo Caetano Neto, que é um vigilante do dinheiro público. Pela decisão do TC-RO os vereadores denunciados com o benefício ilegal terão que devolver o dinheiro das diárias ilegais aos cofres públicos.
Tambaqui-tainha – Depois do sucesso do “Festival do Tambaqui” em Brasília, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (Seagri) recebeu convite para demonstrar o pescado rondoniense no “Festival da Tainha” que ocorre durante todo o mês de agosto no Ceagesp em São Paulo. Pontos positivos para o agronegócio em Rondônia conduzido pelo governador Marcos Rocha e o secretário Evandro Padovani (Seagri) que acertaram “na mosca” quando promoveram a degustação do nosso tambaqui na última semana na capital federal.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
