Airton Gurgacz e Leonel Bertolin buscam vagas na Ale-RO, Elias Rezende e Paulo Rosa à Câmara Federal, os 20 anos de comunicação de Jusmar Lustoza em livro

29 de março de 2022 61

Deputado – Bacharel em Direito, empresário, produtor rural com passagens pela diretoria dos Portos do ex-governador, hoje senador Confúcio Moura, secretário da Agricultura do ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, deputado federal, presidente regional do PSB e candidato a prefeito de Vilhena em 2.000 e de Porto Velho em 2.020, Leonel Bertolin é pré-candidato a deputado estadual pelo PTB. O bom trabalho realizado na área de Agricultura de Porto Velho sua experiência na política regional, certamente serão fundamentais na pretensão de Bertolin, de ocupar uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa (Ale), a partir de fevereiro de 2023. É um nome ser considerado.  

Deputado II – O ex-vice-governador e ex-deputado estadual, Airton Gurgacz, do PDT pretende retornar ao parlamento estadual. Em 2018, na tentativa de reeleição, somou 8.669 votos, votação superior a pelo menos dois deputados da atual legislatura e ficou na suplência. Este ano já declarou que é pré-candidato a deputado estadual e vem visitando com regularidade lideranças políticas, sociais e agrícolas do Estado em busca de apoio para as suas pretensões futuras. A passagem positiva de Airton na vice-governadoria no primeiro mandato de Confúcio Moura (2011/14) e um mandato exemplar na Ale-RO, o conhecido “Cabeça Branca” da Eucatur é uma pessoa bastante querida na empresa e pela maioria da população do Estado.  

Federal- O Departamento Estadual de Estradas Rodagem-DER de Rondônia é um caminho sólido para quem tem pretensões políticas. Valdir Raupp, ex-governador, ex-senador passou pelo cargo e se elegeu governador em 1.994, mesmo tendo como maior adversário o ex-prefeito de Porto Velho e ex-secretário de Estado, Chiquilito Erse, político de enorme expressão no Estado. O atual diretor-geral da autarquia, Elias Rezende, que vem realizando um bom trabalho foi convidado e aceitou concorrer a deputado federal nas eleições de outubro próximo, pelo União Brasil, partido dirigido no Estado pelo governador Marcos Rocha, que é pré-candidato à reeleição. O União Brasil já tem dois nomes de peso para a Câmara Federal. Além da pré-candidatura de Rezende, o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, que é suplente de deputado é pré-candidato declarado ao cargo, que tem somente oito vagas.  

Federal II – A informação é do site “Extra de Rondônia” com sede em Vilhena. O apresentador do programa “Voz da Comunidade”, de Cacoal, Paulo Rosa, cabo da PM, de audiência significativa na região é pré-candidato a deputado federal. A provável pré-candidatura da deputada federal e presidente regional do PP, Jaqueline Cassol ao Senado, motivou Paulo Rosa, pois o seu espaço político ficará em aberto. O radialista não tem filiação a nenhum partido político. Foi convidado a se filiar ao União Brasil e tem convites de outras siglas partidárias. Nas eleições de 2.020 concorreu a vereador pelo PSD, somou 611, mais que cinco dos vereadores eleitos, mas ficou fora devido ao quociente eleitoral. Agora deverá entrar na disputa de uma das oito vagas à Câmara Federal.   

Livro – O jornalista e odontólogo Jusmar Lustosa, de Cacoal, que além de programa na TV também assina coluna no jornal “Tribuna Popular”, do amigo Antônio Perin, estará lançando o livro “20 anos na Comunicação e os meus 60 anos de Vida”, no auditório da Unifacime, no próximo dia 19, às 19h. Jusmar foi companheiro de trabalho na “Folha de Rondônia”, editada em Ji-Paraná com circulação em todos os municípios do Estado, inaugurada em 1.999 e que marcou época na imprensa escrita de Rondônia, mas um matutino, que infelizmente não existe mais. Jusmar, foi um importante colaborador da “Folha” em Cacoal, inclusive da distribuição. Ele edita a revista “Ponto E” com circulação trimestral também disponibilizada em PDF. Mais sucesso, Jusmar.  

Respigo  

O cacique Almir Suruí, da tribo Paeter Suruí de Cacoal é um dos mais recentes filiados ao PDT. O ex-deputado estadual Airton Gurgacz abonou a ficha de filiação do conhecido cacique, que deverá concorrer às eleições deste ano, provavelmente ao parlamento estadual +++ O ex-deputado federal e presidente regional do PTB, com domicílio eleitoral em Cacoal, Nilton Capixaba está fora das eleições deste ano, porque está inelegível. A deputada federal e presidente estadual do PP, Jaqueline Cassol deverá concorrer ao Senado e a região poderá ficar sem um representante na Câmara Federal, por isso, há forte mobilização dos dirigentes partidários para formatar um nome em condições de se eleger, para Cacoal não ficar sem representatividade no Congresso Nacional, por isso a movimentação é muito grande no município para se encontrar candidatos dispostos a concorrer à Câmara Federal +++ O interior de Rondônia tem forte representação política na área federal. Dos três senadores, dois são de Ji-Paraná (Acir Gurgacz-PDT e Marcos Rogério-PL) e Confúcio Moura (MDB-Ariquemes) +++ Na Câmara federal a divisão é de 50% com Léo Moraes (Podemos), Mariana Carvalho (PSDB), coronel Chrisóstomo Moura (PSL) e Mauro Nazif (PSB) todos da capital. Já Expedito Netto (PSD-Rolim de Moura), Jaqueline Cassol (PP-Cacoal), Lúcio Mosquini (MDB-Jaru) e Sílvia Cristina (PDT/Ji-Paraná) representam o interior.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)