Além de Witzel, outros 7 governadores são alvos por gastos com coronavírus
Jornal GGN – A jornalista Mônica Bergamo informa nesta quarta (27) que além do governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, outros sete governadores também são investigados a pedido da Procuradoria-Geral da República por gastos públicos durante a pandemia de coronavírus.
Bergamo afirma que João Doria (SP), Wilson Miranda Lima (AM), Helder Barbalho (PA) e João Azevedo (PB), além de outros três mandatários que não tiveram os nomes revelados, estão na mira dos investigadores. No centro dos questionamentos estão gastos com hospitais de campanha, compra de respiradores e outros itens necessários ao enfrentamento da covid-19.
Witzel foi alvo da operação Placebo, na terça (26). A investigação compartilha de informações da Lava Jato no Rio, e apura a contratação do Iabas para construir os hospitais de campanha contra coronavírus. Há suspeita de que houve favorecimento ao empresário Mário Peixoto, que é investigado por fraude em licitação e superfaturamento de contratos desde as épocas de Pezão de Cabral.
A jornalista afirmou que o Superior Tribunal de Justiça deve receber em breve um pedido de autorização para a abertura de inquérito contra os outros governadores.
O GGN mostrou na terça que o inquérito de Witzel no STJ foi instaurado em 12 de maio, apenas 14 dias antes da fase ostensiva da PF.