Alerta: Nível do Rio Negro sobe 10 cm por dia em Manaus

19 de março de 2018 983

Manaus – O nível do Rio Negro registrado no Porto de Manaus, na sexta-feira, 16, foi de 24,49 metros. Desde o início do ano, o nível das águas apresentou aumentos até o dia 12 de março. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nos três primeiros meses de 2018, o aumento do nível tem sido de até 10 centímetros por dia.

De acordo com os registros divulgados pelo Porto de Manaus, o Rio parou de ter uma baixa constante no dia 6 de outubro. Na ocasião, a cota chegou a 17,34 metros. Desde a data, o nível do Rio Negro só apresentou baixa no dia 31 de novembro e dezembro.

Desde o último registro de baixa no ano anterior, o nível do Rio Negro passou de 20,61 metros para 24,49 metros, até a sexta-feira, 16. O aumento foi de quase 4 metros.

O nível do Rio Negro só voltou a apresentar baixa no nível nos dias 14, 15 e 16 de março. Na ocasião, houve uma baixa de 2 centímetros por dia. No dia 13, e rio se manteve estável.

De acordo com o CPRM, é normal que aconteça uma pequena queda entre os meses de fevereiro e março, de acordo com os registros históricos. O órgão espera que o nível tenha uma estabilidade nos próximos dias.

“É normal o nível do Rio Negro subir entre janeiro e junho. Entre fevereiro e março ele costuma ter diminuições, mas não é nada significativo. Apenas uma pequena variação”, explicou a engenheira hidróloga do CPRM, Luana Alves.

Para o CPRM, a expectativa é que haja pouca variação do nível do rio e que o período de cheia aconteça entre os meses de junho e julho, como acontece em anos anteriores. Em 95% dos dados registrados, o fenômeno acontece entre estes meses, conforme o órgão.