Alex Redano cobra manutenção em caixa d’água do Centro de Diálise de Ariquemes

27 de março de 2024 37

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), recebeu o pedido de apoio para a intercessão junto ao governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), a necessidade urgente de manutenção e/ou conserto da caixa d’água do Centro de Diálise de Ariquemes. A água utilizada na hemodiálise deve ser rigorosamente controlada para manter o seu padrão de segurança, pois é primordial a alta qualidade da água usada no tratamento de hemodiálise. Isso porque alguns compostos, como alumínio e flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente.

Na indicação o deputado disse que o Centro de Diálise Ariquemes é responsável por atender pacientes com deficiência renal, desde o diagnóstico ao tratamento de modo integral, utilizando-se da melhor tecnologia disponível no mercado. "O serviço é voltado a receber a população do Vale do Jamari, compreendendo os usuários dos municípios de: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Rio Crespo, Machadinho do Oeste, Monte Negro e o município de Jaru que pertence a Regional de Ji-Paraná, sendo o mesmo de vital para a vida dos pacientes que dependem deste serviço", cobrou o deputado.

Alex Redano frisou que a indicação se refere à necessidade de um controle rigoroso no serviço de hemodiálise tornou-se algo de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes submetidos a este tratamento. “Uma vez que a falta de controle de qualidade da água tem levado a óbito vários pacientes, sendo que a água é o principal componente do tratamento por diálise e suas qualidades químicas e microbiológicas são essenciais para evitar risco ao paciente, a agilidade em restabelecer o sistema de armazenamento de água da Clínica de Tratamento de Hemodiálise de Ariquemes é de extrema importância”, reforçou o deputado.

O deputado Alex Redano lembrou que foi uma dos que lutou para que Ariquemes tivesse seu centro de diálise. "Foram muitas idas que fizemos na Sesau, para que hoje a população do Vale do Jamari tivesse esse importante centro de diálise, e graças a Deus hoje todos os moradores do Vale do Jamari podem ter um centro especializado para o tratamento renal", pontuou o parlamentar.

Texto: Mateus Andrade I Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria parlamentar

Fonte: Mateus Andrade