Alianças ao governo consideradas impossíveis, Maurão de Carvalho-Luiz Cláudio, Acir Gurgacz-Léo Moraes
Parceria – Na sua coluna publicada no jornal “Diário da Amazônia” de hoje (13) o jornalista Carlos Sperança, um dos mais bem informado do Estado alerta sobre a possibilidade de ocorrer uma “salada” na composição das nominatas para disputar governo do Estado, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa (Ale) em outubro próximo. Sperança diz: “...não se espante com alianças inusitadas, não fique perplexo com adversários históricos pulando cirandinha”. E realmente os bastidores da política estão movimentados e muitas parcerias consideradas impossíveis estão sendo cogitadas.
Impossível? – No jogo em busca do melhor para cada grupo político as hipóteses são muitas, sempre envolvendo os nomes que mais aparecem na mídia. Uma delas de o presidente da Ale, Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) governador e o deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) como vice. Junto viria o grupo do senador Ivo Cassol, do PP. Também não estaria descartada uma dobradinha do senador Acir Gurgacz (PDT) governador e Maurão de vice. Ou o governador Daniel Pereira (PSB) a reeleição tendo como vice Acir. Sonho?
Impossível? II – Há mais dobradinhas que seriam, a exemplo das já citadas, de forte potencial eleitoral como o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) tendo como vice o deputado estadual e presidente do Podemos em Rondônia, Léo Moraes. Seria a força do interior somada com a popularidade do deputado Léo, a princípio pré-candidato à Câmara Federal com a força política de Jesualdo na região central, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o mais importante município do interior.
Impossível? III – Também poderemos ter Maurão ao governo e Léo Moraes vice. Ou Acir dobrando com Léo. O jovem deputado Léo é um dos mais assediados para concorrer a vice, pois disputou a Prefeitura de Porto Velho em 2016 e ficou na segunda colocação. Perdeu para Hildon Chaves (PSDB), que não vem conseguindo realizar um bom trabalho. Hildon até poderia ser um forte aliado numa eleição a governador, no maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 300 mil votos, mas não consegue deslanchar administrativamente. As hipóteses são muitas e até as convenções partidárias aparecerão outras não menos impossível. Quem viver verá...
Jaru – O MDB presidido no Estado pelo suplente de senador Tomaz Correia tem encontro marcado para o próximo dia 23, na Câmara Municipal de Jaru, a partir das 9h. A exemplo do DEM, PP, PR e PDT,que estão reunindo filiados, prefeitos, vereadores e deputados para debater os projetos visando as eleições gerais de outubro próximo, quando serão eleitos de presidente da República a deputados estaduais, menos prefeitos e vereadores, o MDB ajusta suas bases.
Respigo
O governo do Paraná estuda a troca da frota de veículos menores por Ubers ou táxi. Estudos comprovaram que a economia para o Estado é grande +++ Na próxima segunda-feira (18) é feriado estadual e o próximo final de semana será prolongado. Estará sendo comemorado o Dia do Evangélico, comunidade que predomina no Estado no segmento religioso +++ Hoje (13) é quarta-feira, mas já é possível notar que Porto Velho está com menor movimento de veículos e pessoas na área central. Tem muita gente viajando para o interior e a outros estados aproveitando o feriado do dia 18, porque o aeroporto e o terminal rodoviário estão com movimentação intensa +++ O ex-procurador do Ministério Público, aposentado, Ivo Benitez mantém sua disposição em disputar o governo do Estado nas eleições deste ano. Filiado ao PSDC, Benitez percorre o interior mantendo contato com lideranças e discutindo seus planos como pré-candidato a governador.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
