Anunciados viadutos na área urbana de Porto Velho, lideranças políticas investem em pesquisas, vereadores têm sala especial na Assembleia Legislativa

22 de novembro de 2023 44

Viadutos – Informação das mais importantes do superintendente regional do Dnit-RO, André Santos, sobre a construção de viadutos ao longo da BR 319, que corta Porto Velho, ocupando trechos da Avenida Governador Jorge Teixeira e Imigrantes. A meta é fluir o trânsito, que é intenso, pois circulam pelos locais cerca de 10 mil veículos-dia, de carga e passeio. São 6,5 quilômetros de rodovia (viaduto do Roque na BR 364 a ponte sobre o rio Madeira na BR 319, região portuária da capital. “O projeto buscar trazer mais fluidez para esse trecho importante para economia da região norte, eliminando rotatórias e semáforos, transformando em uma rodovia de trafego rápido”, argumentou André Santos.

Pesquisas – Conforme a proximidade das eleições de 2024 vai chegando, que reelegerão e elegerão prefeitos e vereadores a mobilização de lideranças político-partidárias aumenta. E um dos métodos mais eficientes para selecionar candidatos são as pesquisas, que apresentam um quadro real da situação. Estamos a menos de um ano das eleições de outubro próximo e os institutos especializados em pesquisas estão trabalhando com relativa constância na busca de novos nomes e na consolidação de políticos já com uma boa folha de bons serviços à comunidade. Mas também há grupos políticos contratando empresas de pesquisas e publicando o resultado, quando favorável, lógico. É uma forma de induzir que está na dúvida e sensibilizar o eleitor a votar em quem, na pesquisa, estaria mais bem avaliado.

Pesquisas II – O assunto “pesquisas” já abordado com maior ênfase na “Opinião” postada no último sábado no RONDONIA DINÂMICA, com o título “Proximidades das eleições 2024 já mobilizam os vendedores de ilusões”, que aborda a questão da realização de pesquisas para “consumo interno”, ou seja, para saber como está a situação, elaborar estratégias e, em outra situação, quando sentir que os pré-candidatos estão bem com o eleitorado publicá-las nos órgãos de comunicação como forma de incentivar a concentração de votos nos mais votados. No processo eleitoral ambas as situações são interessantes, mas quando os candidatos não estão bem, a pesquisa serve para ajustar a situação, corrigir os erros e buscar meios e formas de sensibilizar o eleitor a votar em determinados nomes. Pesquisas são fundamentais numa campanha política, mas a definição de publicá-las ou não exige competência e coerência.  

Seleção – Hoje é dia de passar raiva a partir das 20h30 com o jogo entre as seleções do Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil vem de três resultados ruins sendo um empate em casa e duas derrotas, fora. É uma seleção que não tem nada a ver com o futebol brasileiro. A maioria é de jogadores que está no exterior, levados por empresários, mercantilistas e que são convocados por conveniência da CBF mancomunada com a máfia que comanda o futebol pelo mundo. Veja o que diz um dos nossos maiores craques de todos os tempos, Zico: “Nunca vi tanta perna de pau, gente ruim numa seleção, só escapa um ou outro. O resto faz parte de uma máfia de empresários que quer apresentar jogadores no mercado internacional. Por isso que o povo não quer saber de seleção”. É o fim da rosca...

Vereadores – Durante toda a semana a Assembleia Legislativa (Ale), está comemorando os 40 anos de promulgação da Constituição Estadual com uma programação especial, dentro da política da Mesa Diretora presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Sem Partido), de interagir com o povo, pois um dos objetivos de todo político é de manter sempre “Gente mais Perto de Gente”. Nesta terça-feira (21) foi inaugurada, pela manhã, a Sala do Vereador, na Ale-RO, onde o vereador, seja da capital e principalmente do interior, tenha condições de se reunir, inclusive com deputados e prefeitos em busca de soluções para os problemas dos seus municípios. Na sala, além de assessoria, o vereador tem computador, internet, café, chá, informações e condições de discutir temas a serem levados para discussão com os parlamentares e programar audiências com o Governo do Estado.

Respigo

Já que comentamos sobre pesquisas, o empresário do ramo, Juvenil Coelho (Instituto Data Continental) está concluindo trabalho em várias regiões do Estado, inclusive nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal. Esta semana as ações estão concentradas nos municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Machadinho do Oeste, Jorge Teixeira, Teixeirópolis, e Guajará-Mirim +++ nos últimos dez anos o município de Candeias do Jamari, área metropolitana de Porto Velho, já passaram onze prefeitos (assassinato, cassação, temporários). Hoje quem chega à prefeitura já vai perguntando: “qual prefeito está de plantão?” +++ Em razão das comemorações dos 40 anos da Constituição Estadual as sessões plenárias ordinárias na Ale-RO (terças-feiras e quartas-feiras) não ocorreram esta semana. O Legislativo Estadual está concentrado na semana comemorativa.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)