AO MINUTO: Desconfinar, sim (com avisos). "Não podemos pôr tudo em risco"
Oprimeiro-ministro anunciou ontem, quinta-feira, que o país pode dar o novo passo no plano de desconfinamento que arranca na próxima segunda-feira, dia 5, deixando, no entanto, alguns avisos. Há 19 concelhos que, se não melhorarem a incidência, poderão ficar para trás no alívio das restrições. Para já, é dada 'luz verde' a todo o país.
Esta quinta-feira, Portugal reportou 592 novos casos de Covid-19 e 11 mortes relacionadas com a doença. Assim sendo, de acordo com os dados revelados pelo boletim epidemiológico da DGS, a média diária de casos aumentou esta semana (479,7) em relação às últimas duas (420 e 449.5).
António Costa reforçou ainda o apelo para "que se evitem, a todo o custo, os convívios ou contactos para além das pessoas com quem coabitamos". "É um momento decisivo e não podemos pôr tudo em risco", disse.
Recorde-se que a proibição de circulação entre concelhos só termina depois da Páscoa, ou seja, a partir da próxima segunda-feira, dia 5. Recorde aqui tudo o que vai abrir nesse dia.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
7h30 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 21.888 novos contágios pelo novo coronavírus e 232 mortes relacionadas com a Covid-19, indica a atualização feita este sábado pelas autoridades alemãs. Com esta atualização, o país passa a acumular 2.855.061 diagnósticos positivos de infeção pelo SARS-CoV-2 e e 76.775 óbitos.
7h15 - A Índia contabilizou 81.466 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o pior registo dos últimos seis meses, além de 469 mortes provocadas pela doença, anunciaram as autoridades.
7h00 - Bom dia! Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO de hoje. Pode recordar os desenvolvimentos do dia de ontem aqui.