Após dois anos Rolim de Moura recupera equipamento para fabricar bloquetes, projeto “Tchau Poeira” chega a Porto Velho, parceria em Vilhena para recuperar escolas
Bloquete – A pavimentação das cidades utilizando bloquetes (blocos de cimento) em locais de menor movimento de veículos pesados sempre motivou comentários na coluna, pela sua importância econômica, social e ecológica. O bloquete tem ótima durabilidade, filtra aguas de chuvas, tem custo infinitamente menor que a massa asfáltica e de manutenção fácil. Em tempos difíceis como o atual, quando tiver início a colocação dos bloquetes a prefeitura poderia utilizar o método do ex-prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, que priorizava a mão de obra do pessoal da região favorecida com a pavimentação e orientação da área de engenharia da prefeitura. Boa parte dos bairros de Ji-Paraná é pavimentada com bloquete e apresentam excelentes resultados para o município e aos moradores.
Rolim – A Prefeitura de Rolim de Moura adquiriu em passado recente uma máquina para industrializar bloquete. O equipamento nunca funcionou, pois apresentou defeito e somente agora, dois anos depois está sendo efetuado o conserto pela administração do prefeito Aldo Júlio (MDB). A máquina foi quitada pela prefeitura, mas a empresa entregou-a com defeito e não realizou o reparo, pois estava em garantia e nunca conseguiu ser utilizada. Rolim é uma cidade de traçado moderno, com avenidas longas e largas e amplos canteiros centrais. Os locais de estacionamentos utilizam bloquete, de custo menor, durável e de fácil colocação e, devido a máquina não funcionar os trabalhos estavam paralisados. Agora os reparos estão sendo feitos e, em breve o bloqueteamento será utilizado em larga escala na pavimentação da área urbana. Por que as cidades vizinhas não firmam convênio com Rolim e utilizam o bloquete na pavimentação?
Reeleição – O líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale), Luizinho Goebel (PV-Vilhena), hoje, nome de maior expressão política no Cone Sul, está sendo cotado a concorrer a vice do governador Marcos Rocha (Sem Partido), que pretende disputar a reeleição em 2022. O deputado Luizinho Goebel está no quarto mandato consecutivo e, segundo ele, seu objetivo nas eleições do próximo ano é buscar mais uma reeleição. Além de atuar com destaque no Cone Sul, Goebel também tem ótima atuação parlamentar na região polarizada por Alvorada do Oeste e nos demais municípios ao longo da BR 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques.
Vilhena – A parceria entre a Prefeitura de Vilhena, Faculdade Marechal Rondon (Faron) e a cooperativa Sicoob Credisul para reforma e ampliação em quatro escolas municipais é um exemplo na administração pública em Rondônia. Alunos da área de engenharia da Faron preparam os projetos assistidos pelos professores, a Sicoob entra com recursos financeiros e a municipalidade na execução das obras. Serão favorecidas as escolas Ivete Brustolin, Bianca e Leonardo, Marizeti Mendes e Nina Paul. Reforma do refeitório, brinquedoteca, sala de creche com banheiro solário e depósito na escola Nina Paul; refeitório com cozinha para as escolas Ivete Brustolin, Bianca e Leonardo, além de banheiros à escola Marizeti Mendes. O trabalho conjunto do setor público e privado só traz benefícios para a população, porém pouco utilizado por governadores e prefeitos, infelizmente.
Asfalto – A ação conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, para aplicação do projeto “Tchau Poeira”, que é a “menina dos olhos” do governador Marcos Rocha (Sem Partido), que se prepara para a reeleição na capital é bom para Estado e município. A parceria prevê o asfaltamento de ruas nos bairros Santana, Aponiã e da rua Ibrahin Sued, no bairro Planalto na Zona Leste da capital. O distrito de União Bandeirantes também será favorecido com 12 quilômetros de asfalto. Há previsão de levar o “Tchau Poeira” para os distritos de Extrema, Jacy-Paraná e Nova Califórnia.
Respigo
Na coluna de ontem (12) colocamos nota sobre a situação da BR 364, rodovia que corta o Estado de Rondônia do Mato Grosso ao Acre, que não apresenta condições ideais de tráfego seguro. Hoje um acidente entre um ônibus da Prefeitura de Buritis e um caminhão-tanque terminou em tragédia com ambos pegando fogo às imediações de Itapuã do Oeste e três pessoas perderam a vida +++ Entra ano e passa ano sem que a 364 seja restaurada e não dependendo, apenas do trabalho de tapa-buracos, que é lucrativo para as empreiteiras e políticos corruptos. Até quando a “Rodovia da Morte” continuará sendo um corredor de tragédias? +++ Técnicos de a Energisa-RO estão alertando a população devido ao elevado volume de pessoas soltando pipas em Porto Velho e nas cidades do interior. Além do risco de acidente com morte ao tentar retirar pipas presas nos fios elétricos, um curto-circuito na rede pode deixar a região sem energia elétrica por horas +++ Muitas reclamações com a elevada temperatura na tarde de hoje (14) em Porto Velho. Termômetros marcavam 34 graus com sensação térmica de 35 graus.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
