Após receber ordem para investigar eleições, diretor do Departamento de Crimes Eleitorais dos EUA pede demissão

10 de novembro de 2020 123

247 - O procurador Richard Pilger, responsável pela divisão de crimes eleitorais do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, renunciou poucas horas após William Barr, procurador-geral do governo Donald Trump, determinar a abertura de investigações para apurar supostas irregularidades na contagem dos votos da eleição presidencial norte-americana antes da certificação dos votos estaduais.

 

Segundo reportagem da CNN Brasil, Pilger enviou um e-mail a pessoas próximas onde afirmava que o procurador-geral estava permitindo “uma nova política” ao “revogar a Política de Não Interferência de quarenta anos para investigações de fraude eleitoral no período anterior às eleições tornando-se certificado e não contestado”. O e-mail foi anexado à sua carta de demissão.  

A autorização para que fossem abertas investigações foi dada  pelo procurador-geral dos EUA, William Barr, nesta segunda-feira (9) após o presidente Donald Trump – que perdeu a disputa pela reeleição para o democrata Jor Biden – alegar que o processos de contagem de votos foi fraudada. Trump, porém, não presentou provas que corroborassem suas alegações.