Aprender com os erros + Espinha dorsal de Hildon + Os predadores + As mortandades

26 de janeiro de 2021 237

Aprender com os erros

Por equivocada orientação do ministro Ernesto Araújo, o governo brasileiro atacou a China, confundindo o país com a empresa que produz o imunizante CoronaVac. Além de a China ser o principal parceiro comercial do Brasil, é preciso considerar que há diversas empresas de lá que produzem remédios e também insumos para eles, inclusive para a vacina de Oxford.

Não havia, portanto, razão alguma, de ordem política ou econômica, para criar atritos com o governo ou empresas sediadas na China, país que não perdeu nada com o equívoco do governo brasileiro. Quem perde é o Brasil, muito atrasado na imunização e desesperado em busca de insumos, pois quem quiser viajar ao exterior terá que comprovar a vacinação. Nada, porém, que não se possa resolver, pois as empresas não têm amizades nem pátria, só interesses.

Esse caso, porém, precisa servir de lição. O mesmo erro que o Brasil cometeu em relação à China – julgamento baseado em conspirações malucas – vários países da União Europeia cometem bloqueando o acordo entre o bloco e o Mercosul. Depois de duas décadas de entendimentos, a incorreta suposição de que a soja brasileira causa o desmatamento da Amazônia pode inviabilizar o acordo. É preciso aprender que a verdade não vem de gritar mais alto nem de um lado só, mas do consenso. Sem ele, o que se considera “verdade” não passa de polêmica.

Espinha dorsal

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) manteve a espinha dorsal da sua primeira administração e agora com um vice-prefeito harmônico em sua gestão, que é o ex-presidente da Câmara de Vereadores Mauricio Carvalho que deverá assumir o prédio do relógio em meados do ano que vem o rendimento deve melhorar ainda mais. O clã carvalho vai ficar bem na voto, Mauricio na prefeitura e Mariana Carvalho provavelmente disputando uma cadeira ao Senado em dobradinha com Hildon Chaves ao governo em 2022. Nesta chapa o vice poderá sair de Ji-Paraná.

O favoritismo

Perdendo terreno, o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB está deixando a condição de favorito para a peleja do comando da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Com a articulação governista do presidente Jair Bolsonaro atuando em defesa da candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) e usando a liberação de recursos das emendas parlamentares como moeda de troca, a disputa está mais equilibrada e com sinais de uma virada até fevereiro.

Os predadores

Com seus predadores já de garras afiadas e marcando território como onças, o governador bolsonarista Marcos Rocha (Avante?) vai precisar mais ação para não ser desalojado do Centro Político e Administrativo nas eleições de 2022. Apenas a entrega de vacinas nos polos regionais é pouco como marketing. Marcos Rogério (DEM) é um verdadeiro papa-léguas percorrendo o estado, Hildon Chaves é um bico doce no trato do eleitorado, um verdadeiro ilusionista e Confúcio Moura é astuto como uma raposa e certeiro como uma naja em seus botes contra os adversários.

As apostas

Mas o governador Marcos Rocha tem suas armas para a reeleição e vai usar a mesma fórmula que já elegeu governadores e prefeitos. O primeiro passo é manter o pagamento do funcionalismo religiosamente dentro do mês trabalho como já fazia Teixeirão na década de 80. O segundo ponto é um maciço programa de regularização fundiária urbana e rural, um mote de campanha que tem rendido muito e que reelegeu Roberto Sobrinho a prefeito e Confúcio Moura ao governo do estado. Como se vê, não está morto quem peleia!

As mortandades

A população de Porto Velho acompanha com pesar o aumento exponencial da pandemia do coronavirus, mas não está prestando a atenção a uma outra mortandade. A dos jovens morrendo em disputa pelos pontos de drogas em confrontos sangrentos pelas ruas da capital rondoniense. Todo final de semana várias disputas a balas, muitos jovens tombando nas refregas das facções que dominam os grandes conjuntos habitacionais, como Orgulho do Madeira, Cristal da Calama, Morar Melhor, etc.

Via Direta

*** O elevado índice de covid 19 em Rondônia nos últimos dias indica que a nova cepa da pandemia, o vírus amazônico já desembarcou e tomou conta de Rondônia *** E nem poderia ser diferente, já que Rondônia ao contrário do Pará e Roraima não fechou suas fronteiras com o Amazonas, onde o  novo vírus surgiu e se propagou *** Nossas autoridades sanitárias vacilaram mais uma vez, como ocorreu na primeira onda onde as barcaças chegavam lotadas de coronavirus pelo Rio Madeira procedente de Manaus *** Muita gente se queixando ainda do preço elevado do IPTU em Porto Velho em tempos de pandemia. Nem os descontos para pagamento a vista amenizam as queixas dos pobres contribuintes.

POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br