Aprosoja denuncia Cartel da Moratória da Soja, vereadores de São Felipe querem estradas recuperadas, presidente da Arom em Vilhena

27 de junho de 2024 54

Moratória – Preocupante a denúncia de representantes da Aprosoja na terça-feira (25) à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Luiz do Hospital (MDB-Jaru). Segundo diretores da Aprosoja existe cartelização de empresas multinacionais, que fecharam questão com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), para não comprarem soja de Estados que desmataram, após 2008, mesmo que estejam dentro das normais legais de desmatamento brasileiras, para a Região Norte, que é de 20%. O chamado Cartel da Moratória, hoje, atinge a soja, mas amanhã será o café, a carne, o peixe, o milho, por isso a preocupação de a diretoria da Aprosoja, que realiza um movimento que precisa ser encampado pelos políticos da Amazônia Legal.

Estradas – Vereadores de São Felipe estiveram na manhã de hoje (26) no gabinete do deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) solicitando apoio do parlamentar, que é segundo secretário da Assembleia Legislativa (Ale), para questionar junto ao DER-RO, sobre a situação de estradas no município. Segundo os vereadores Paulo Ferrari-MDB. Anderson (Leiteiro) Rodrigues-PL e Credivaldo (Alemão) Domiciano-PDT, é necessário o patrolamento urgente da Linha-45, no sentido São Felipe do Oeste a Primavera de Rondônia, que está em precárias condições de tráfego, o mesmo ocorrendo na Linha-FA (RO-489) no sentido São Felipe do Oeste a Querência do Norte (Distrito de Primavera). Para o Estado, a manutenção da RO é de competência do município, que nega, e diz que é obrigação de o Estado. A Chefe de Gabinete Irma Fogaça encaminhou memorando do deputado Jean Mendonça solicitando providências à direção do DER.

Vilhena – Na última semana o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), esteve em Vilhena participando de inauguração de unidade do Hospital de Amor, especializado no tratamento de câncer. Hildon está no último ano do segundo mandato e está entre os pré-candidatos a governador nas eleições gerais (presidente da República, governadores e vices; duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativa). Hildon esteve na redação do site “Extra de Rondônia”, sediado em Vilhena, onde falou sobre sua atuação nos quase oitos anos no comando da prefeitura da capital com destaques para a pavimentação asfáltica, remodelação da administração pública, inclusive nos distritos e a nova rodoviária, que deverá estar concluída até o final do ano.

Vereadores – Servidores públicos que estejam dispostos a enfrentar as urnas nas eleições em outubro próximo, devem deixar seus cargos até o próximo dia 30. Na Assembleia Legislativa (Ale), por exemplo, muitos servidores estão “arrumando as malas”, porque na próxima semana estarão correndo atrás dos eleitores, pois teremos as convenções para escolha dos candidatos no período de 20 de julho a 5 de agosto. Este ano, a princípio, os partidos não deverão ter dificuldades para registrar os candidatos dentro das especificações da Lei Eleitoral. As mulheres, que são maioria no colégio eleitoral e nem sempre participam com efetividade das eleições, estão mais integradas ao processo eleitoral. O que é bom para o processo político-eleitoral.

Pré-candidato – O responsável pelo setor de Superintendência de Tecnologia e Informação, da Assembleia Legislativa, antes resumido a Informática é um dos postulantes a uma das 23 vagas na câmara de vereadores de Porto Velho, hoje composta de 21 membros, mas que terá 23 a partir do próximo ano. Jamilton Costa está na área de tecnologia, na função pública há décadas e sempre participou do processo eleitoral, a maioria das vezes, de forma indireta, apoiando candidatos, mas esse ano resolveu enfrentar as urnas e prepara sua pré-candidatura a vereador pelo PRTB. Ele faz parte do grupo do presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (PRTB-PVH), primeiro nome a se lançar como pré-candidato a prefeito de Porto Velho.  

Respigo

O trânsito de Porto Velho precisa ser reestudado. A capital de Rondônia está entre as capitais com maior número de acidentes do País +++ A maioria envolvendo motocicletas de entregadores que abusam da velocidade, furam semáforos, não respeitam sinalização e ultrapassam pela direita. Poucos se enquadram na condição de motociclistas responsáveis +++ Em grande parte devido a falta de fiscalização pela Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran, que tem como prioridade multar, quando deveria ser organizar, orientar, sinalizar. Também deve multar, apreender veículos, punir com rigor, por exemplo, o tráfego de pás-carregadeiras em ruas e avenida centrais sem batedor, quando deveria ter atrás e na frente, um absurdo praticado com regularidade +++ Três jogos importantes, hoje, pelo Brasileirão. Em Minas o Cruzeiro enfrenta o Athletico Paranaense, o Botafogo enfrenta o Bragantino no Nilton Santos, ambos com início às 19h e, às 20h Corinthians e Cuiabá, no Neo Química Arena às 20h +++ O Corinthians, segundo na zona de rebaixamento (8 pontos) não pode nem empatar. O Cuiabá tem três pontos (11) à frente do Timão.                                                        

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)