Assembleia Itinerante da Ale em Jipa durante a RRS, prazo para deputados mudarem de partido está terminando, Ji-Paraná perde mais um pioneiro o empresário Zé Otônio

26 de março de 2022 163

 Itinerantes – Durante o período de 23 a 28 de maio próximo será realizada no Parque de Exposições Hermínio Victorelli em Ji-Paraná a 9ª edição da Rondônia Rural Show (RRS) com expectativa de comercialização em torno de R$ 1 bilhão. Os deputados estarão realizando Sessão Itinerante durante a RRS, durante a importante mostra, uma oportunidade de a população conhecer pessoalmente como funciona o mecanismo do Poder Legislativo. A pauta da Sessão Itinerante priorizará temas relacionados à região polarizada por Ji-Paraná. As sessões itinerantes é uma maneira simples, mas objetiva de interatividade entre a população e os deputados e estavam paralisadas devido a pandemia.  

Troca-troca – O prazo para que deputados federais e estaduais possam trocar de sigla partidária sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, a janela de migração está terminando. Aberta desde o último dia 3, a possibilidade de mudança terminará na próxima semana, sexta-feira, 1º de abril. Em Rondônia poucos deputados trocaram de sigla, dentre eles Luizinho Goebel, que era do PV e hoje está no comando do PSC; Anderson Pereira, que trocou o Pros pelo Republicanos e Lazinho da Fetagro, que deixou o PT para se filiar ao PSB. O presidente regional do Podemos, Léo Moraes, que confirmou pré-candidatura a governador do Estado deverá ser filiar ao PP, presidido no Estado pela deputada federal Jaqueline Cassol, pois fecharam um acordo na última semana.  

Troca-troca II – A lista de parlamentares migrando para outros partidos, que e curta, por enquanto, deverá ampliar até a próxima sexta-feira, que não será 13, mas 1º de abril, Dia da Mentira. Existe muitas possibilidades de o ex-presidente da Ale, deputado Laerte Gomes, hoje no PSDB se filiar ao PSD, que é presidido no Estado pelo filho seu compadre, ex-senador Expedito Júnior, o deputado federal Expedito Netto. Júnior, que durante anos presidiu os tucanos no Estado, hoje está no partido do filho e se preparando, com enormes chances de sucesso, para uma pré-candidatura ao Senado, visando ocupar a única das três vagas, que estarão disponíveis a cada Estado e Distrito Federal.  

Pioneiro – Nesta semana Ji-Paraná e Rondônia perderam dois pioneiros. Na quarta-feira (23) Arnaldo Bianco, ex-secretário de Planejamento do Estado e hoje (25) José Otônio, empresário dos mais conceituados do Estado no ramo de combustível, mas que atuava no início da sua caminhada em Rondônia na distribuição de gás, quando nem estrada tínhamos e também no ramo hoteleiro. Zé Otônio ocupou o cargo de vice-prefeito no segundo mandato de José Bianco, que foi prefeito em três mandatos de Ji-Paraná, que perdeu o irmão Arnaldo, esta semana. Pessoa muito simples, mas de ampla folha de bons serviços prestados ao Estado, Zé Otônio deixa um legado que jamais será esquecido pelo povo de Ji-Paraná e do Estado. Nossos sentimentos à Família.  

Deputado – A filiação do ex-presidente da Ale-RO, Maurão de Carvalho, ao PTB está fortalecendo a legenda para as eleições deste ano. Políticos que estavam à margem das ações eleitorais, por conveniência, como o ex-secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin estão dispostos a enfrentarem as urnas em outubro próximo. A participação de lideranças é muito importante, pois o fim das coligações praticamente “sepultou” os partidos nanicos e obrigou os grandes a buscarem mais nomes com poderio de voto para poder garantir o quociente eleitoral e a cláusula de barreiras. Bertolin deverá concorrer a uma das 24 vagas no parlamento estadual e com chances reais de sucesso, pois tem um ótimo desempenho na política regional.  

Respigo  

Várias ruas e avenidas de Porto Velho estão recebendo sinalização de trânsito. A prioridade é para a de solo com pinturas no asfalto e colocação de tartarugas +++ A recuperação da malha asfáltica é importante, pois o inverno amazônico (chuvas) está terminando e boa parte das ruas e avenidas está totalmente comprometida devido aos buracos. O recape em vários setores, que vinha ocorrendo com regularidade, mesmo com as chuvas está em ritmo de valsa, devagar, quase parando, mas já esteve bem acelerado +++ O Fórum de prefeitos aberto hoje pela manhã no centro de eventos Talismã, em Porto Velho está com a casa cheia. Prefeitos, ou representantes de praticamente os 52 municípios do Estado estão participando do evento +++ O fórum e promovido pelo governo do Estado e tem apresentação e discussão de projetos em execução, debates sobre assuntos relacionados ao Estado e aos municípios. Durante todo o dia estão sendo ministradas palestras abordando assuntos relacionados à administração pública e encerramento no final da tarde.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)