Associação indígena vai processar Bolsonaro por racismo

24 de janeiro de 2020 71

A líder indígena Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), afirmou nesta quinta-feira (23) que vai à Justiça contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo crime de racismo.

A decisão foi tomada após o militar afirmar ontem, durante live sobre o Conselho da Amazônia, que o "índio está evoluindo" e que "cada vez mais é um ser humano igual nós".

 

"Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta à esse perverso!", disse Guajajara no Twitter.

 

 

A @apiboficial entrará na justiça contra Jair Bolsonaro por crime de racismo. Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta à esse perverso!

 

A fala de Bolsonaro provocou comentários também de parlamentares da oposição. A deputada Sâmia Bonfim (Psol-SP), por exemplo, chamou o militar de "fascista ignorante e nojento".