"Ataque ao STF é pela possibilidade de prisão de Bolsonaro pelo 8 de janeiro", diz Lindbergh Farias

24 de novembro de 2023 73

Em entrevista estarrecedora ao Fórum Café nesta sexta-feira (24), o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que vem pressionando o governo Lula para mudar a relação com o Congresso Nacional, afirmou que os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), que chegou ao ápice nesta semana com a votação da PEC que limita as decisões monocráticas da corte, tem um objetivo claro: evitar que Jair Bolsonaro (PL) seja preso pelos atos golpistas do dia 8 de Janeiro.

"Pra mim, todo esse ataque ao STF é pelo julgamento do 8 de janeiro e é pela possibilidade de prisão do Bolsonaro. Eles sabem que isso está para acontecer. Não tem jeito. A delação do coronel Mauro Cid coloca Bolsonaro como grande articulador do dia 8 de janeiro. [...] Eles estão vendo isso e estão se antecipando, numa cruzada contra o Supremo", afirmou o deputado.

Lindbergh afirma que é necessário, nesse momento, justamente que se faça uma aliança para defender a democracia a partir da defesa da corte desses ataques. "Porque na minha avaliação, em conversas que tenho em Brasília, é isso que está por trás de todas essas propostas contra o Supremo".

O deputado ainda afirmou ainda não entender o voto de Jaques Wagner, líder do PT no Senado, a favor da PEC de Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que colocou amarras nas decisões da corte e abriu uma crise institucional entre os poderes.

Fonte: REVISTA FÓRUM/PLINIO TEODORO