Atendimento deficiente do Samu na zona Leste de Porto Velho, Ale realiza audiência pública para discutir BR 364, MDB e União Brasil formatam parceria com o PSDB

14 de abril de 2022 371

Samu – Muitas reclamações do atendimento do Samu na Zona Leste de Porto Velho, região de maior população da capital. Como a área é muito movimentada os acidentes de trânsito com envolvimento de motocicletas, em sua maioria, a presença das equipes do Samu é fundamental para atendimento rápido e salvar vidas. Mas não é isso que ocorre, pois há casos de pessoas ficarem mais de uma hora aguardando atendimento vitimadas por acidentes de trânsito. A situação precisa ser revista, pois saúde é a prioridade da prioridade. Em razão de concentrar o maior número de pessoas, ter comércio forte e trânsito intenso durante todo o dia a atuação do Samu na região precisa ser revisto pelas autoridades ligadas à saúde pública. Pessoas estão morrendo ou ficando mutiladas em razão do atendimento lento e ineficiente.  

Fórum – A programação do 3º Fórum dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, promovido pela Assembleia Legislativa (Ale), que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio, está formatada. Durante os três dias os políticos de Rondônia terão oportunidade de assistir palestras de especialistas de renome internacional, como o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zimler abordando o tema leis municipais dispondo sobre normas específicas de licitação e contratação com base na Lei 14.133 – nova Lei de Licitação. A abertura das palestras será às 9h do dia 3 de maio no auditório da Assembleia Legislativa, após as inscrições.  

União-MDB-PSDB – Na coluna de ontem um dos temas abordados foi a possibilidade –real– de uma parceria entre o União Brasil e o MDB. Caso a dupla seja firmada a mesma situação tem que ser acordada em todo o país, pois como não temos mais coligações, que facultavam as parcerias independentes das formalizadas pelo diretório nacional a possibilidade de construir uma federação entre os partidos é real. Além de União Brasil e MDB, quem também está entrando na composição é o PSDB. Em Rondônia não será muito fácil o senador Confúcio Moura, do MDB, pedir voto para o governador Marcos Rocha (União Brasil), pré-candidato à reeleição.  

União-MDB-PSDB II – As negociações estão adiantadas entre as lideranças dos dois partidos em nível nacional. Já o PSDB não fará diferença, em Rondônia, porque simplesmente desapareceu no Estado, após a janela de migração partidária aberta a deputados (federal e estadual) de 3 de março a 1º de abril). Segundo o jornalista Alexandre Garcia, o PSDB também formata composição com o União Brasil e o MDB. Esta semana, o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira, esteve reunido com seis dos dozes senadores do MDB tendo como como convidado de honra o ex-presidente Lula. A pré-candidata do MDB à presidência da República, senadora Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul estaria sendo traída numa composição de candidatura única entre MDB-União Brasil-PSDB? O tempo é o Senhor da razão...   

Audiência – Na quinta-feira (14) políticos, empresários, lideranças sindicais patronais e de trabalhadores, e representantes de entidades devem marcar presença na Assembleia Legislativa (Ale) para participar da audiência pública e discutir a situação precária da BR 364. A rodovia federal tem intensa movimentação de veículos, porque é por ela, que passam as safras de soja, milho e café de Rondônia, além de boa parte de a produção do Mato Grosso, para exportação pelo porto graneleiro do rio Madeira em Porto Velho. A rodovia construída na década de 80, não tem suporte técnico para atender a atual demanda de veículos pesados, além do fluxo elevado de veículos. Na audiência proposta pelo presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) é necessário discutir e formalizar o governo federal, para que restaure a 364 e posteriormente duplique o trecho Porto Velho a Vilhena com cerca de 700 quilômetros.  

Respigo  

Com as chuvas indo embora, o calor, que é normal em Porto Velho vem intensificando nos últimos dias. Hoje (13), por volta das 12h os termômetros registravam 30 graus, mas com sensação térmica de 36 graus +++ O PT de Rondônia tem dois pré-candidatos de ponta em busca dos votos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa (Ale), respectivamente, nas eleições de outubro próximo. A ex-senadora Fátima Cleide é pré-candidata a deputada federal e o ex-deputado estadual, Hermínio Coelho ao parlamento estadual +++ Fátima teve uma passagem de destaque no Senado da República. Já Hermínio Coelho, que presidiu a Ale-RO e o ex-presidente do legislativo estadual Carlão de Oliveira deixaram muitas saudades junto aos servidores nas passagens de ambos, pela Casa do Povo pelo tratamento humanizado, dentre outras ações +++ Há quem aposte, que teremos uma renovação entre 60% a 70% na composição da Ale-RO nas eleições deste ano. Alguns estão fora devido a concorrem a outros cargos e vários, porque terão dificuldades em conseguir a reeleição.  

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)