Atendimento multidisciplinar na saúde, a tradição tucana da Família Carvalho, estacionamento regulamentado em Porto Velho

11 de novembro de 2021 26

PSDB – Muito se comenta sobre a predominância da Família Carvalho, que tem o ex (vereador de Porto Velho, deputado federal e vice-governador de Rondônia) Aparício como patriarca, no PSDB, que durante anos esteve nas mãos do ex-senador Expedito Júnior. Além dos cargos-eletivos já citados, a Família Carvalho tem mais dois nomes ativos na política regional, já que Aparício e a esposa Maria Sílvia Carvalho estão cuidando da Faculdade Fimca com sede em Porto Velho: Maurício, ex-vereador e hoje vice-prefeito da capital e Mariana Carvalho, deputada federal e presidente regional dos tucanos.  

PSDB II – O médico (psiquiatra) Aparício Carvalho é um militante antigo do PSDB. Desde 1994 ele está filiado ao partido, onde ele já foi vice-presidente regional e membro atuante da importante sigla partidária. Não é por acaso e nem novidade, que os filhos Maurício e Mariana, que resolveram optar pela participação direta no sistema político-partidário seguirem o caminho do pai. Hoje, com a saída de Expedito Júnior do PSDB, que deverá se filiar ao PSD, partido presidido no Estado pelo filho Expedito Netto, deputado federal e concorrer à única das três vagas ao Senado em 2022, Maurício e Mariana têm o comando dos tucanos em Rondônia, partido que eles conhecem muito bem.  

Samd – A maioria das pessoas não conhece o sistema de atendimento domiciliar existente em Rondônia, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O Samd (Sistema de Atendimento Multidisciplinar) já atendeu mais de 100 mil pessoas e a meta é chegar a 200 mil até o final do ano. O atendimento domiciliar evita internamentos e a superlotação dos hospitais, além de os pacientes estarem sempre em companhia de familiares, o que favorece o controle e a recuperação das doenças. As prefeituras de Rondônia, as de municípios maiores deveriam adotar o sistema, que já é aplicado em vários estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.  

Sinalização – A maioria das ruas e avenidas do centro de Porto Velho, que passou por recapeamento asfáltico, após constantes cobranças de vários segmentos da população estão recebendo sinalização de solo com pinturas de faixas e dos quebra-molas. Os quebra-molas, que antes eram identificados, apenas por placas de sinalizações nas calçadas, nem sempre visíveis devido a veículos estacionados, estão sendo pintados de forma moderna e eficiente, que facilita a visualização, principalmente à noite. Certamente teremos menos motociclistas levando tombos devido as lombadas e redução nos engavetamentos. Vamos aguardar o próximo passo no setor, que deverá ser a sinalização aérea e principalmente agentes de trânsito orientando e organizando e não, apenas multando.  

Trânsito – Com a proximidade do final de ano e as festas de Natal e do Ano Novo o movimento nas ruas e avenidas de Porto Velho, nas áreas de maior fluxo de comércio, como o Centro e as zonas Leste e Sul aumentou intensamente. Porto Velho é uma das poucas cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, que não tem estacionamento regulamentado nas áreas de maior movimento. A capital de Rondônia já teve o serviço, inclusive as placas, ainda, existem, mas funcionou somente durante um período na administração do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). O prefeito-reeleito em novembro último, Hildon Chaves (PSDB) e a equipe da Semtran (trânsito) tem mais três anos para organizar o setor. 

Respigo  

Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes estava estacionada na manhã de hoje (11) durante horas na Avenida Calama, imediações da Assembleia Legislativa (Ale) em Porto Velho. Dentro da cabine o motorista dormindo e o motor ligado, para garantir o funcionamento do ar-condicionado, afinal de contas, ninguém é de ferro... +++ Vereadores de Rio Crespo estiveram na manhã de hoje (11) na sede da Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) na capital. O diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro recebeu os vereadores, que levarão para o município os cursos “O Papel do Vereador” e de “Técnicas Legislativas”, após a assinatura do Termo de Adesão garantindo a parceria visando o aprimoramento do serviço público no legislativo municipal +++ Na próxima segunda-feira (15) será feriado nacional. Estaremos comemorando 132 anos da Proclamação da República do Brasil +++ O final de semana será prolongado e certamente com muita movimentação no Aeroporto Jorge Teixeira e no Terminal Rodoviário de Porto Velho. A comercialização de passagens (aéreas e rodoviárias) aumentou muito nos últimos dias segundo as empresas especializadas no ramo. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)