Atraso vergonhoso

9 de dezembro de 2017 1135

 Pelo artigo "Extensão do homem" (Folha, 7/12) Josimar Melo relata a comemoração dos vinte anos do fascinante desenho das locomotivas do Shinkansen,  a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, cujos trens-bala podem superar os 300k. hora, transportando milhões de pessoas com rapidez, conforto e segurança, usando energia limpa.  Os primeiros modelos começaram a conectar as cidades de várias ilhas japonesas, a partir de 1964. Aos poucos, a tecnologia foi se aperfeiçoando, sendo exportada para outros países, especialmente da Ásia e da Europa. Lembramos o maravilhoso Eurotúnel que liga o norte da França ao sul da Inglaterra, passando por baixo do Canal da Mancha.

            Enquanto isso...os governos brasileiros sucateavam nossas poucas e arcaicas estradas de ferro. A desgraça começou durante a Presidência de Juscelino Kubitschek que, para  prestigiar a nascente indústria automobilística, descuidou das ferrovias. De lá para cá, toda vez que se pensou em transporte alternativo, como via férrea, fluvial ou aérea, não conseguimos superar o lobby de empresários de estradas de rodagem, petróleo, carros, caminhões.

            Um projeto de construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), vulgarmente chamado "trem-bala", que ligaria o centro do Rio de Janeiro ao de São Paulo em menos de duas horas, com tecnologia japonesa e capital multinacional, chegou a ser apresentado no Parlamento em 2005, mas teve o adiamento de licitações, até ser engavetado. Seria temeroso pensar que deputados e senadores fossem subornados por quem financiara suas campanhas eleitorais? Será que nossos congressistas têm consciência da maldade que cometem contra a população por não evitar desgraças nas estradas esburacadas e nas cidades engarrafadas?

-- 
Salvatore D' Onofrio 
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP 
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br
http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio