Aumentam acidentes fatais na BR 364, Rocha abre a disputa pela reeleição, 18 prefeitos e líderes regionais filiados ao União Brasil

22 de novembro de 2021 222

 Eleições – O governador Marcos Rocha deu importante passo no último sábado (20), quando conseguiu reunir prefeitos, vereadores e lideranças políticas da capital e do interior, no encontro regional do novo partido, o União Brasil, que surgiu da fusão entre o PSL, sigla em que Rocha se elegeu em 2018 e o DEM. Representantes do PRTB, PSC, PL, PV, Avante, Republicanos, Patriota também marcaram presença no encontro na capital, o não significa, que estaria sendo firmada uma aliança, já que não teremos coligações nas eleições gerais do próximo ano, quando, além do governador serão eleitos o presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado em cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Mas que há uma proximidade política não tem como negar.  

Apoio – Há tempo a coluna vem alertando, que o governador Marcos Rocha, com seu jeitão simples de fazer política, aos poucos vem conseguindo firmar sua administração com aplicação de programas de enorme cunho social, mas também de muita força eleitoral. Outro ponto importante é que nas parcerias para desenvolvimento dos programas não há discriminação de municípios e de prefeitos, não importando a qual o partido que o chefe do Poder Executivo esteja filiado. Quem acompanha semanalmente as ações de Rocha e sua equipe pelo interior sabe o trabalho que está sendo executado em conjunto com os municípios.  

Projetos – Negar que os projetos “Tchau Poeira”, que está possibilitando aos prefeitos pavimentarem quilômetros de asfalto em suas cidades, inclusive distritos; o “Porteira Adentro”, que recupera estradas vicinais e apoia as famílias na produção agrícola e pecuária; o “Governo na Cidade” de recuperação de praças e logradouros públicos e o “Mamãe Cheguei”, que é comandado pela secretária de Ação Social, Luana Rocha, esposa de Marcos são importantes é se fingir de cego. E o crescimento político do governador Marcos Rocha ficou evidente no encontro do novo partido, o União Brasil, que ele preside no Estado, quando 18 dos 52 prefeitos de Rondônia assinaram ficha de filiação, além de um grupo significativo de vereadores e lideranças regionais. Marcos Rocha vem consolidando sua administração visando conseguir um novo mandato no próximo ano com uma ótima visão política.  

BR 364 – Um dos assuntos predominantes na mídia regional em todos os períodos de inverno amazônico (chuvas) é a situação precária da nossa principal rodovia federal, a BR 364, no trecho entre Vilhena a Porto Velho, com cerca de 700 quilômetros. Como a BR foi construída na década de 80, a base não suporta o volume de veículos e de cargas dos tempos atuais. Nos períodos de verão (seca), quando a rodovia deveria ser restaurada são executados somente trabalhos de tapa-buracos, que enriquecem as empreiteiras e políticos corruptos, mas favorecem a acidentes e enlutam famílias. Desde o início das chuvas, que, ainda, não caem com intensidade, o chamado inverno amazônico, que a 364 vem provocando acidentes de forma crescente, boa parte com óbitos, devido aos buracos. É o fim da rosca...  

Cursos – Três cursos estão sendo realizados esta semana na Escola do Legislativo, braço educacional da Assembleia Legislativa (Ale). Das 8h às 12h e com 20 horas/aula de duração está sendo aplicado o curso de Fotografia. À tarde o de Secretariado nos Serviços Público e Privado e o de Oficina de Filmagem e Edição de Vídeo no Celular, com 20 horas/aula cada um, no horário das 14 às 18h, na sede da escola em Porto Velho. Os cursos priorizam os servidores da Ale-RO, mas atendem câmaras de vereadores, prefeituras e demais órgãos públicos (estadual e federal) e são gratuitos. Segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, o aluno, na ocasião da matrícula é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g ao Banco de Leite e o total arrecadado é distribuído a entidades assistenciais de Rondônia, desde que estejam cadastradas na escola e atendam crianças com idade acima de um ano e a idosos. Todos os cursos são certificados.  

Respigo  

Hoje (22) comemora-se o Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. Nossas homenagens aos libaneses na pessoa do incomparável “Primo”, que faz a melhor esfiha em Porto Velho, a melhor do Brasil, na rua José de Alencar, imediações do Palácio Getúlio Vargas, no centro da capital +++ O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani teve seu nome destacado como futuro candidato à Câmara Federal no encontro do União Brasil em Porto Velho, no sábado (20). Padovani é suplente de deputado federal e somou nas eleições de 2018, 26.656 votos, mas não conseguiu se eleger ficando na segunda suplência +++ Porto Velho já vive um clima natalino. Se em 2020 as festividades de Natal e Ano Novo passaram quase desapercebidas, este ano, com o controle da pandemia já se nota uma movimentação maior no comércio e mesmo junto às famílias +++ Hoje (22) o RONDONIA DINÂMICA colocou no ar uma interessante enquete envolvendo as eleições gerais de 2022. O site quer saber do leitor qual político ele não votaria de maneira alguma para governar o Estado a partir de 2023 +++ E está oferecendo ao público-leitor dez nomes que estão sendo apontados como candidatos à sucessão estadual. As eleições parecem distantes, mas estão a pouco mais de 11 meses e o clima é de muita movimentação junto aos membros dos diretórios regionais. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)