Avanço: Lei de identidade de gênero entra em vigor no Chile

29 de dezembro de 2019 149

Do RFI.

Entrou em vigor no Chile nesta sexta-feira (27) uma nova lei sobre “identidade de gênero”, promulgada em 2018 após 5 anos de debate no Congresso. A lei permite que qualquer pessoa mude oficialmente de sexo em sua carteira de identidade, a partir dos 14 anos.

 

Mais de 900 pessoas devem concluir esse processo nos próximos dias. O ministro da Justiça chileno Hernán Larraín saudou esse “marco histórico” para o país, que “reconheceu a situação difícil de muitas pessoas”.

“Hoje, eles podem reivindicar o direito de ter a identidade de gênero que sua consciência exige”, disse. “Muitas pessoas que sofreram com a falta de progresso, com discriminação, hoje podem se sentir no controle de si mesmas, graças à possibilidade de mudar de sexo e nome nos registros de status civil. “

 

O ministro explicou que os menores que desejam dar esse passo devem, no entanto, ter o consentimento de seus pais. “Pessoas entre 14 e 18 anos devem passar por um processo legal de Assuntos da Família com seus pais. Antes dos 14 anos, ainda não é possível exercer esse direito. “