Aviões militares russos pousam na Venezuela
Da Folha:
Em meio a um fortalecimento dos laços entre Caracas e Moscou, dois aviões da Força Aérea russa desembarcaram no final de semana no aeroporto de Maiquetía, nos arredores de Caracas.
As aeronaves, um avião de passageiros Ilyushin IL-62 e um avião de carga militar Antonov AN-124, transportaram uma autoridade de defesa russa e quase cem soldados, de acordo com informações das agências de notícias.
Um dos aviões, com a bandeira russa, estaria sob vigilância da Guarda Nacional.
Um site de rastreamento de voos mostrou que as aeronaves partiram de um aeroporto militar russo, na sexta (22), rumo a Caracas. Um deles, o de carga, já deixou a Venezuela neste domingo (24).
O general Vasily Tonkoshkurov, diretor do alto comando das Forças Armadas russas, além de uma carga de cerca de 35 toneladas de equipamentos militares, estava a bordo de uma das aeronaves.
Não está claro, ainda, o motivo da chegada dos aviões no país. O desembarque ocorre três meses depois de as duas nações realizarem exercícios militares em solo venezuelano, acontecimento classificado por Washington como invasão russa na região.
(…)