Batendo cabeça: Moro autoriza divulgação da pesquisa da Fiocruz sobre drogas, que outro ministro de Bolsonaro criticou
Reportagem de Jailton de Carvalho no Globo informa que, na contramão do ministro da Cidadania , Osmar Terra , o Ministério da Justiça , de Sergio Moro , autorizou a divulgação do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) . A liberação para a publicação do conteúdo da pesquisa foi enviada em ofício à instituição no início de abril. No documento, Gustavo Camilo Baptista, o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional, uma das instâncias da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas ( Senad ), diz que a Fiocruz deixou de cumprir exigências do edital e, portanto, está liberada para divulgar o conteúdo do levantamento. Para isso, basta mudar o título da pesquisa e não associar o levantamento ao Ministério da Justiça , onde está a Senad.
De acordo com a publicação, a Fiocruz , por sua vez, defende que não houve quebra de contrato e que atendeu a todas as exigências do edital. Por isso, entende que a publicação sem a chancela do governo implicaria em reconhecer que não cumpriu o contrato e, consequentemente, na obrigação de devolver os R$ 7 milhões pagos pela pesquisa.
A instituição pediu à Advocacia Geral da União (AGU) que acione sua câmara de conciliação a fim de resolver o impasse. A AGU informou ao GLOBO que ainda está analisando o pedido da Fiocruz para definir se a questão carece da arbitragem da câmara de conciliação, ótgão que faz a mediação entre entes federais, completa o Jornal O Globo.