Boabaid volta a ocupar cadeira na Assembleia Legislativa, Léo Moraes tem Flores do PSD candidato a vice, quatro nomes expressivos do MDB disputam vagas na Ale
Deputado – Após uma “novela” de longa duração, tipo “O Direito de Nascer”, antes no rádio (3 anos), e depois na TV, o deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) foi cassado pela Mesa Diretora da Casa de Leis. Geraldo foi condenado a dois anos de prisão e a suspensão de seus direitos políticos. O suplente, Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) foi empossado no mesmo dia da cassação (terça-feira-16) pelo presidente da Mesa Diretora da Ale-RO, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes. Jesuíno já foi deputado (eleito em 2014), não se reelegeu em 2018, e ficou na suplência. Parlamentar combativo e conhecedor das funções de um deputado, com amplo trânsito nas camadas mais populares de Porto Velho, Jesuíno é candidato à reeleição e, pelo bom trabalho realizado tem muitas chances de permanecer no cargo.
Distrito – Porto Velho é um município maior que vários Estados brasileiros e de vários países. O distrito de União Bandeirantes tem cerca de 30 mil eleitores e inúmeros problemas nas áreas de saúde, educação, estradas que poderiam ter solução de continuidade, caso fosse um município e não dependesse de Porto Velho, que tem somente em estradas vicinais, mais de 7 mil quilômetros, uma distância de ida e volta a Londrina, Norte do Paraná. União Bandeirantes, tem aproximadamente 30 mil habitantes, mas nas eleições de 2020 o colégio eleitoral foi pouco superior a 6 mil eleitores. Mesmo que 100% dos eleitores votem em um candidato a deputado estadual, o total seria insuficiente para eleger um parlamentar. Ou União Bandeirantes se politiza ou ficará sempre relegado a planos inferiores nas prioridades da administração pública municipal.
Podemos – Na coluna postada ontem (16) informamos que o Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes disputaria a sucessão estadual com chapa Puro-Sangue. O vice de Léo, o coronel Rildo Flores disputou as eleições a prefeito de Vilhena em 2020, pelo Podemos, e ficou na terceira colocação. Ontem (16) Léo encaminhou à coluna uma mensagem via WhatsApp informando, que o coronel Rildo está filiado ao PSD, partido dirigido em Rondônia pelo deputado federal Expedito Netto, que é candidato à reeleição. No material enviado pela assessoria do deputado Léo, comunicando que Rildo seria o vice, constava somente o partido do parlamentar, do candidato a vice, não. Fica a correção. Hoje Rildo está no PSD, mas passou pelo Podemos. É uma chapa “meio” Puro-Sangue...
Reeleição – O União Brasil, partido presidido em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, candidato à reeleição tem a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa. Cinco dos 24 deputados de Rondônia estão filiados ao União
Brasil. Um deles, Eurípedes Lebrão não concorre à reeleição e vai disputar uma das oito vagas na Câmara Federal. Estão em busca da reeleição a deputada Rosângela Donadon e o deputado Ezequiel Neiva, que representam o Cone Sul, região polarizada por Vilhena. Na região do Café, Cacoal, Cirone Deiró e da Produção, Adelino Follador. Todos são parlamentares experientes e que já demonstraram consistência eleitoral em eleições anteriores. Mas há que se reconhecer, que não será missão das mais fáceis reeleger 4 deputados.
MDB – O partido, que já foi o maior do País, tem um representante no parlamento estadual, deputado Jean Oliveira, presidente do MDB de Porto Velho. Jean foi o segundo mais bem votado em 2018 (17.823 votos) e busca a segunda reeleição. A previsão é que cada partido, para eleger um deputado estadual terá que somar entre 23 mil a 25 mil votos. Além de Jean, o MDB tem outros nomes com potencial de votos. A ex-prefeita de Cacoal e ex-deputada estadual Glaucione Rodrigues é candidata, assim como os presidentes das câmaras de vereadores de Ji-Paraná, Welinton (Negão) Fonseca, e de Jaru, Luís Eduardo Schincaglia (Dr. Luís), além do ex-secretário de Estado da Saúde, que também comandou o mesmo setor na Prefeitura de Porto Velho, Williames Pimentel. É um grupo forte, que tem chances enormes de eleger, ao menos, três deputados.
Respigo
Para quem gosta de futebol jogam na noite de hoje (17), Athletico Paranaense e Flamengo, pela Copa do Brasil, quartas de final. No jogo de ida, no Maracanã empate em 0x0 +++ A partida de hoje é na Arena da Baixada com início previsto para 20h30. Empate leva a decisão para os pênaltis +++ Quem vencer joga a semifinal com o São Paulo ou o América Mineiro. O tricolor venceu (1x0) no Morumbi e o segundo jogo será quinta-feira (18) no Estádio Independência +++ Será encerrado na sexta-feira (19) o curso de Liderança em Alta Performance, que está sendo ministrado desde segunda-feira (15), das 8h às 12h na sede da Escola do Legislativo, em Porto Velho, mantida pelos deputados estaduais. O curso tem 20 horas/aula de duração e ao final, os alunos recebem certificados de participação +++ Em Porto Velho já é possível notar muitos veículos com adesivos de candidatos a cargo público nas eleições gerais de outubro próximo. Quem sai na frente tem sempre possibilidades de chegar primeiro.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
