Boataria faz mais sucesso que a copa
30 de junho de 2018
967
Daniel Pereira é alvo referencial: a mais recente fake diz que ele vai renunciar por uma vaga de conselheiro do TCE, segundo fake que rola no próprio Tribunal de Contas. Maurão de Carvalho, magnânimo, recusaria a cadeira e a passaria ao presidente do TJ, Walter Waltemberg. Parece ser mais uma edição do realismo fantástico produzido por Maurão e Boabaid
Ainda nem terminou a copa do mundo de futebol e a produção de boatos, agora apelidados de "fake news", acelera a produção nos meios políticos. Não por acaso, a fonte principal é a Assembleia, o que não chega a surpreender. Afinal, é ali onde literalmente se respira política. Basta alguém "produzir o fato", e "confidenciar" na rádio corredor para que logo todo o estado esteja contaminado. São perto de 300 servidores estatutários e mais de dois mil comissionados, contratados exclusivamente por indicação política.
Não há, necessariamente, verossimilhança em uma fake como essa. Basta que diga aquilo que o público alvo deseja ouvir: uma conclusão pronta, que não obrigue ninguém a pensar. Não por menos o índice de confiança da população nas redes sociais subiu, segundo dados do ICJ Brasil estratosféricos 61% de um ano para o outro, enquanto caíram os das demais instituições. Mas mesmo tendo igualmente registrado queda na confiança do público, o Judiciário esbanja confiabilidade quando comparado com os partidospolíticos (7%) e o Governo Federal, com vistosos 6%. Os dados foram coletados pelo ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
Por aqui o que se verifica é que o deputado Maurão de Carvalho, que está em campanha escancarada desde sua posse na Presidência, patina entre 6 e 8% de preferência do eleitor em todas as pesquisas - especialmente aquelas para consumo interno.
MAIS LIDAS
Master: Toffoli diz a interlocutores que não deixará inquérito no STF
JUDICIÁRIO
20 de janeiro de 2026
Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos
POLÍTICA
20 de janeiro de 2026
As prioridades de Davi Alcolumbre para a volta do recesso
POLÍTICA
26 de janeiro de 2026
Master: Fachin antecipa volta a Brasília para gerenciar crise no STF
JUDICIÁRIO
20 de janeiro de 2026
A guerra do 6×1: em busca de saída, oposição vai defender regime de hora trabalhada
POLÍTICA
2 de fevereiro de 2026