Bolsonaro está à frente de Lula no Distrito Federal, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

19 de maio de 2022 211

Pesquisa do Instituto Ideia encomendada pelo site Metrópoles divulgada nesta quinta-feira (19) mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente de Lula (PT) entre os 2,1 milhões de eleitores do Distrito Federal.

Na pesquisa estimulada, feita por telefone, 36% dos eleitores dizem que votarão em Bolsonaro, enquanto Lula tem 29,2% das intenções de votos. É o primeiro estudo em que o atual presidente aparece à frente em uma unidade da federação.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 7,8%, à frente de Sergio Moro (União) - que já deixou a disputa - com 4,8%. João Doria (PSDB) tem 2%, Aldo Rebelo (PDT) 0,8%, Eduardo Leite 0,7%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 0,5% cada um.

O levantamento ainda mostra Sofia Manzano (PCB) com 0,4%, Vera Lúcia (PSTU), Felipel D'Ávila (Novo) e Leonardo Périclos (UP) com 0,2%. Brancos e nulos são 5% e indecisos 12%.

Bolsonaro venceria segundo turno

A pesquisa mostra ainda que Bolsonaro venceria uma eventual disputa contra Lula no segundo turno entre os eleitores do Distrito Federal por 40,3% a 38,25 - dentro da margem de erro, de 3 pontos para mais ou para menos.

O Distrito Federal é a unidade da federação com eleitorado mais sui generis. Praticamente um a cada quatro eleitores - 497 mil - têm diploma de curso superior. 

Esse percentual brasiliense é mais que o dobro nacional: apenas 11% dos eleitores de todo o Brasil têm diploma universitário, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio de 2022. O índice de confiança é de 95%.

Fonte: REVISTA FÓRUM/PLINIO TEODORO