BOLSONARO NÃO DÁ UM SÓ "PUM" SEM OBJETIVAR A SUA REELEIÇÃO

14 de dezembro de 2021 312

Pèço que tenham um pouco de paciência e confiram   comigo as formas de governo preconizadas desde Aristóteles,em "Política",e busquem enquadrar o estilo de governança de Sua Excelência,o nosso Presidente da República,"capitão" Jair Messias Bolsonaro,em alguma.delas,ou seja,na que melhor que se lhe aprouver,se for o caso,,evidentemente

 

Com efeito,o grande filósofo da Grécia Antiga,em "Política" classificava as formas  de governo em 6 (seis) espécies,consistindo as três primeiras nas formas PURAS,e as outras três nas formas IMPURAS de governo.

 

Dentre as formas "PURAS" de governo,segundo o pensador,estariam a MONARQUIA,governo de um só,a ARISTOCRACIA,o governo dos melhores,e a DEMOCRACIA,consistente no governo do povo para o povo. E dentre as formas "IMPURAS" de governo,que seriam ,respectivamente,e nessa ordem,a subversão das formas puras,a TIRANIA,como prática do pior dos absolutismos,a OLIGARQUIA,relativa ao governo dos piores,e finalmente,a DEMAGOGIA,que seria a forma degenerada da democracia,personificada no tipo chamado "demagogo",que não escreve ou não diz uma só   palavra,não faz qualquer gesto. comandado pelas  próprias convicções,mas o faz absolutamente objetivando "agradar",às vezes soltando escancarados e falsos sorrisos no intuito único de  satisfazer os seus próprios interesses pessoais,salientando-se entre os chamados  "políticos"a busca do voto  do eleitor mais desavisado ou ignorante   para sua eleição ou reeleição a cargo público eletivo.

Mas quase dois séculos depois de Aristóteles,Políbio,historiador e geógrafo também grego,manteve a classificação  aristotélica das formas de governo, .porém substituiu a "demagogia" pelo que ele chamou  de OCLOCRACIA,que "vitaminizava" os vícios da democracia na visão de Aristóteles,ampliando-os inclusive para a  falta de caráter,desonestidade,também chamada "cleptocracia" (regime político dos ladrões),ausência de retidão, mentira e falsidade.

 

Nessa classificação das formas de governo de Aristóteles e Políbio..alguma delas se  "ajustaria" ao perfil político do Presidente candidato à reeleição? Qual? E os demais ,como poderiam ser enquadrados,com certeza a totalidade,ou "quase",nada  melhor que o atual Presidente Bolsonaro? Será que alguma maldição política divina teria caído sobre a cabeça dos brasileiros que acabam tendo que escolher,não entre os seus  melhores,porém  entre os seus "piores".?

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira