BR 364 será totalmente duplicada e deve empregar quase 60 mil trabalhadores nas obras
E ainda, Cacoal troca praça por Centro Administrativo e Avante tem novos filiados
Rota Agro Norte
O senador Confúcio Moura (MDB) comemorou nesta terça-feira a notícia que o edital de duplicação da BR 364 no trecho Porto Velho-Vilhena (extensão de 729 quilômetros) que sairá em julho próximo, atendendo a uma população de 1,1 milhão de pessoas. O ministério estima que 59.404 trabalhadores serão empregados nas obras diretas, indiretas e outros se beneficiarão com o efeito-renda. O leilão das concessões será em outubro. O bloco de obras em Rondônia é chamado Rota Agro Norte.
Infra-estrutura
“A duplicação significa o oitavo maior investimento do governo federal em nosso estado”, disse Confúcio. A rota Agro contempla os acessos aos principais portos e faz a ligação entre o oeste do Estado de Mato Grosso e os estados de Rondônia e Acre. Estima-se que 52% de toda a produção de soja do país se concentre nas regiões norte e centro-oeste, tendo a China como destino principal. O senador destacou os 34,45 km do contorno de acesso ao porto organizado de Porto Velho e a grandiosidade do projeto, que possui 64 dispositivos e interseções; 20 passarelas de pedestres e sete travessias em nível; 22 OAE, e três pontos de parada de descanso.
Saindo do papel
A duplicação da BR 364 é uma demanda histórica e desde sempre fez parte do sonho dos rondonienses que se aventuram entre carretas, buracos e curvas mal traçadas responsáveis por milhares de mortes ao longo dos anos. Enfim uma notícia realmente relevante para o Estado, um projeto que sai do papel, diferente de outras promessas vazias que servem apenas para enganar os eleitores, como as obras do Heuro anunciadas pelo governo do Estado. E a duplicação da 364 nem fez parte da campanha eleitoral.
Falando em Heuro
A prefeitura de Porto Velho, em comunicado publicado pelo Tudorondonia, explicou os motivos de ter suspendido as obras do Heuro, em Porto Velho. Para resumir, "na licença de obras, o construtor apresenta o projeto, que é avaliado com base na legislação em vigor. O projeto deve constar a área que será construída, o tamanho do terreno e a finalidade. E há uma indefinição sobre o tamanho efetivo do imóvel, com a empresa apresentando mais de uma área, mas sem definir o uso desses espaços e sem apresentar as documentações comprobatórias, ficando impossibilitado de a Prefeitura emitir a licença definitiva".
Em outras palavras
O tal consorcio não tem a documentação do terreno, não tem um projeto claro a ser apresentado, já tomou diversas advertências e não cumpriu nenhum dos prazos estabelecidos. Passou da hora desse consorcio ser investigado e os responsáveis pela contratação também. A população agradece.
Institucional
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz esteve reunido com o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira nesta terça-feira em visita institucional. A visita serviu para estreitar os laços entre as instituições com o objetivo de estabelecer conexões que beneficiam à sociedade. Também nesta terça-feira, Cruz reuniu-se com membros da Academia de Letras de Rondônia (Acler). Eles foram solicitar a alteração no nome do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) para Hospital Doutor Hamilton Raulino Gondim, em Porto Velho. O projeto para alteração do nome do Cemetron foi aprovado no dia 30 de julho de 1986 no plenário da Assembleia e foi sancionado no dia 21 de julho de 1986 pelo governador da época, Ângelo Angelim. Mas nunca foi colocado em prática. Marcelo Cruz ressaltou que estará oficializando o pedido junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que seja cumprida a alteração.
Um partido, duas direções
O MDB vive um dilema interno. Enquanto uma ala (leia-se Confúcio Moura) quer apoiar e apostar em candidaturas de esquerda, outra (Lúcio Mosquini) prefere apostar em candidatos de direita. Resta saber para onde a legenda vai guinar.
Centro administrativo
O prefeito de Cacoal Adaílton Fúria vai transformar a Praça Beira Rio na nova prefeitura da cidade. Na verdade ele está construindo um Centro Administrativo. O prefeito aproveitou todas as construções que seriam bares, restaurantes, e foi adaptando. Fez um projeto arquitetônico, englobou tudo e montou todas as secretarias. Falta pouco para concluir. Fúria promete dar muito trabalho no futuro, principalmente para quem anda sonhando com o governo em 2026. Se ele botar o bloco na rua, vai ser um páreo difícil.
Avante
O prefeito ‘interino’ de Candeias do Jamari, Aussemir Almeida filiou-se ao Avante nesta terça-feira. A legenda é presidida pelo ex-deputado estadual Jair montes e na ocasião estiveram presentes os vereadores Jorge Saldanha e Marcos da hora. Saldanha será o candidato do partido nas eleições suplementares que devem ocorrer em 9 de junho.
Vai faltar mulher…
Um dos principais desafios dos partidos em Rondônia para as eleições deste ano é a baixa quantidade de candidatas. Poucas mulheres estão. dispostas a enfrentar as urnas e o TSE já mostrou que candidatos laranjas terão muitos problemas, incluindo a perda dos cargos.
Veneno da cascavel induz célula de defesa do corpo a combater câncer, indica estudo brasileiro
Uma das toxinas que compõem o veneno da cascavel (Crotalus durissus terrificus), a crotoxina, tem efeito modulador sobre o sistema imune na presença do câncer. A ação da toxina sobre os macrófagos, células de defesa do organismo, indica um caminho possível para futuras imunoterapias, segundo informações da Agência Fapesp. A conclusão é de um estudo publicado na revista Toxins, conduzido no Instituto Butantan, com a colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
MAIS LIDAS
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/11) para seu signo
Ex-PRFs acusados de asfixiar Genivaldo com gás em porta-malas vão a júri popular
No jogo eleitoral, vereadores eleitos ainda podem dançar
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (28/11) para seu signo
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)
Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .