Brasil faz movimentação intensa de blindados para a fronteira com a Venezuela

7 de junho de 2024 27

O 1º Batalhão Logístico de Selva, localizado em Roraima, enviou viaturas blindadas do Exército Brasileiro para a cidade de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela. Desde o ano passado, tanto o país vizinho quanto a Guiana têm enfrentado tensões devido à investida do ditador venezuelano Nicolás Maduro, que busca reivindicar o território rico em petróleo de Essequibo, atualmente sob domínio guianense.

Embora o Exército Brasileiro não tenha divulgado o número exato de viaturas enviadas, uma foto revela dois veículos sendo transportados em um caminhão guincho em direção ao município fronteiriço. Essa ação faz parte da Operação Roraima, que visa reforçar a presença militar no Norte do Brasil.

O envio das viaturas é um apoio ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Boa Vista, estratégia para fortalecer a manutenção da soberania brasileira em meio à tensão na fronteira. A região já recebeu pelo menos 36 novos blindados e uma dezena de mísseis, todos desenvolvidos com tecnologia nacional, além de centenas de militares.

A expectativa é que até 2025 o regimento local conte com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 integrantes, triplicando o contingente original.

Fonte: Por Terra Brasil Notícias