Brasil fecha acordo para exportar gergelim para a Índia

27 de janeiro de 2020 420

Como prega o velho ditado, o mundo dá voltas. Neste caso específico, uma nota do Ministério da Agricultura confirma o dito popular: o Brasil vai exportar gergelim para a Índia. O gergelim é uma planta originária do Oriente, com propriedades medicinais. Faz parte da culinária indiana desde tempos imemoriais. Por outro lado, o Brasil passará a importar sementes de milho daquele país. O comércio das duas commodities foi anunciado nesta segunda-feira (27) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, no Seminário Business Day Brasil-Índia, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em Nova Delhi. “Levo para o Brasil um ganho, que é abertura das exportações de gergelim do Brasil para a Índia – grande produtor desta commodity. O Brasil vai poder contribuir suprindo a demanda de gergelim, o que é importante para uma nova cultura que o Brasil vem desenvolvendo”, afirmou a ministra.

Sobre as importações de sementes de milho, a ministra disse: “Estamos abrindo para a Índia as exportações de semente de milho, levando tecnologia indiana para o Brasil. Isso será muito importante para o começo da cooperação entre os nossos governos.”

 

Hoje é o último dia da missão brasileira à Índia, liderada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre as perspectivas de crescimento das relações comerciais entre os dois países, a ministra destacou especialmente o setor agropecuário. Segundo ela, o Brasil tem condições de atender o grande mercado doméstico, além do mercado externo, dando sua contribuição para a segurança alimentar e nutricional global. Tereza Cristina ressaltou que o país é uma potência agropecuária e que pode crescer ainda muito mais – e de forma sustentável. “Continuarei a divulgar a imagem internacional da agricultura brasileira para apresentá-la exatamente como ela é: inovadora, dinâmica, responsável, lucrativa e sustentável”, disse a ministra. Para ela, o aumento da atividade agropecuária e a sustentabilidade ambiental não são conceitos conflitantes.

O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas, com um share de 7% no comércio mundial agrícola. Segundo o MAPA, o país é o principal produtor e exportador de açúcar, café, soja e suco de laranja.