CÂMARA DE ARIQUEMES CRIA A ESCOLA DO LEGISLATIVO.

29 de junho de 2021 570

Na Sessão Ordinária, realizada Segunda Feira, a Câmara Municipal aprovou projeto de resolução que institui a Escola Legislativa de Ariquemes. O projeto é de autoria do Presidente da Câmara, vereador Renato Padeiro. 
A Escola Legislativa tem por objetivo aprofundar o conhecimento técnico parlamentar e político dos vereadores, servidores e assessores; bem como aproximar o Legislativo da sociedade, contribuindo para sua formação política, oferecendo suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades do Poder Legislativo ariquemense. E colaborando para a capacitação dos jovens cidadãos.
Renato explica que esse projeto tem ainda por finalidade melhorar a produção legislativa, aprimorar o trâmite dos processos administrativos, assim como contribuir com a própria gestão interna da Câmara Municipal de Ariquemes.
A iniciativa já vem sendo desenvolvida por algumas Câmaras Municipais de todo o país e o projeto segue o exemplo de ações de outros parlamentos como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e o Programa Interlegis do Senado Federal. A Escola Legislativa tem o seguinte propósito de desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural, político e profissional dos vereadores, servidores públicos e outros segmentos da sociedade, assim como organizar cursos e atividades educativas objetivando a formação e a qualificação político-social de lideranças comunitárias e estudantis, aponta Renato.
O vereador lembra que a Escola Legislativa implementará programas de ensino, cursos, palestras, seminários, ciclos de filmes e debates objetivando o aprofundamento da educação para a cidadania, sobretudo, uma maior aproximação entre sociedade civil e Legislativo.
Renato agradeceu o apoio unânime dos parlamentares na aprovação do projeto. A resolução será promulgada pelo presidente da Câmara nos próximos dias.

 

Fonte: AOR OLIVEIRA