Campanha depende dos programas de Rádio e TV, UPA da zona Leste com apenas um médico, transporte coletivo sem qualidade e ilegal
Saúde – Ontem (23) na UPA da Zona Leste, de Porto Velho somente um médico estava de plantão para atender a enorme demanda de pacientes. Quem fez a denúncia à coluna esteve na UPA à tarde, para aferir a pressão. O médico estava atendendo desde a manhã e ficaria até as 19h. Um absurdo, pois a média de atendimento diário na região de maior concentração popular da capital é de 400 pessoas. A escala de plantão é para cinco médicos, mas tinha somente um. Até quando as autoridades vão fechar os olhos para o grave problema que atinge as pessoas de menor poder aquisitivo?
Campanha – Na página que assina de terça a domingo no “Diário da Amazônia”, o jornalista cultural Zé Katraca cobra dos colunistas especializados em política o porquê da inércia da campanha eleitoral, pelo menos até agora. Tem vários fatores, Zé, mas o principal são recursos para a campanha, que excluiu as doações de pessoas jurídicas (empresas). O tempo de campanha, que antes era de 90 dias é hoje de apenas 45 dias.
Campanha II – Estamos a seis semanas das eleições e quem está na disputa majoritária ou proporcional não pode errar, porque o tempo é curto e não há como se recuperar. Além do prazo curto, dinheiro, organização e muito trabalho, além do horário eleitoral, que terá início no próximo dia 31, quando os candidatos terão oportunidade de falar diretamente com o eleitor, através do rádio e da TV são fundamentais Zé. Os carros de som estão fora da campanha, porque a Justiça Eleitoral proibiu a utilização. As redes sociais estão sendo o meio de comunicação preferido pelos políticos.
Cacau – Rondônia já esteve entre os maiores produtores de cacau do Brasil. E ainda, produz, mas sem o devido apoio do governo do Estado. A Semana do Cacau está sendo realizada em Ouro Preto do Oeste desde a última segunda-feira (20) e encerrada hoje. Hoje temos cerca de 6 mil produtores de cacau na região central e anualmente se produz cerca de 3 mil toneladas. O produtor de Nova União, André Luiz Vicente tem cerca de 300 pés de cacau, ganhou prêmio nacional, na Bahia e está entre os dez maiores produtores do Brasil, devido à qualidade. Um item importante para os Planos de Governo dos candidatos a governar o Estado a partir de 2019.
Transporte – Nos dois últimos anos da administração do ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) o transporte coletivo urbano funcionou na ilegalidade. A concessão das empresas Rio Madeira e 3 Marias, na verdade uma, expirou, a administração anterior não teve competência para licitar e optou pelo contrato emergencial. Ocorre que o “emergencial” continua há um ano e oito meses com o prefeito Hildon Chaves (PSDB). As audiências públicas que estão sendo realizadas pela prefeitura são protelatórias, pois a Lei não exige isso. Vereadores, Ministério Público, autoridades aceitam passivos o transporte coletivo de baixa qualidade imposto à população. Até quando?
Respigo
O Ibope a pedido da Rede Amazônica (TV Rondônia-Rede Globo) publicou na última quarta-feira (22) pesquisa de opinião pública dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado, em Rondônia. Como os candidatos, ainda, não abriram a campanha, o que deverá ocorrer, após o dia 31, quando tem início a propaganda no Horário Eleitoral Gratuito mudanças significativas deverão ocorrer até as eleições +++ Após os primeiros debates (ainda não aconteceu nenhum no Estado) o eleitor, que está arredio a votar terá uma visão macro da situação política, econômica e social de Rondônia. Um bom programa de governo, viável e identificado com a realidade do Estado será fundamental na decisão do eleitorado +++ Hoje o eleitor está conectado com o mundo, através da internet e, com um celular às mãos pode detonar uma bomba a milhares de quilômetros. Portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém +++ Nos principais cruzamentos no centro de Porto Velho a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) está colocando cones de sinalização. Apesar do trabalho de colocar pela manhã e retirar à noite a iniciativa funciona e os acidentes, nos locais. praticamente zerou.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
