Candeias do Jamari elegerá 13º prefeito em dez anos, eleições equilibradas em Alto Paraíso, campanha ganha maior força em Porto Velho

2 de outubro de 2024 37

Alto Paraíso – As eleições a prefeito em Alto Paraíso onde concorrem os candidatos Leandro Ambrósio (PL) e João Pavan (Republicanos), segundo recente pesquisa do Instituto Phoenix, do conhecido Juvenil Coelho, que há anos atua na área em Rondônia e vários Estados do País terão diferença mínima entre os dois candidatos. Estão na disputa o prefeito João Pavan que busca a reeleição e pecuarista Leandro Ambrósio. Segundo pesquisa recente realizada no município Leandro estaria na frente com pouco mais de 1% dos votos. Leandro tem o apoio do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-PVH), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Candeias – Nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de domingo (6), o município de Candeias do Jamari estará elegendo o seu 13º prefeito em razão de morte e cassações. O município tem 4 candidatos, sendo que dois deles já foram prefeitos. Lucivaldo Fabrício (PL) e Lindomar Garçon (Republicanos), atual prefeito, que foi eleito em eleição suplementar em julho último e busca a reeleição. Também estão na disputa o empresário Adilson do Laticínio (Podemos) e o delegado de polícia, Sandro Moura (PP), ambos trabalhando forte para poder conseguir os votos suficientes para chegar à frente. Será uma ótima oportunidade de o eleitor da vizinha cidade de Porto Velho eleger um prefeito que realmente esteja identificado com as necessidades do município, o mesmo ocorrendo com os vereadores.

Feriado – Na quarta-feira (2) estará sendo comemorado o aniversário de fundação de Porto Velho, que estará completando 110 anos. A princípio o feriado tinha sido transferido para sexta-feira (4), para não interromper a semana com o fechamento do comércio no meio da semana. Como teremos eleições municipais no domingo (6), o Governo do Estado reavaliou a decisão de transferir o feriado para sexta-feira e expediu decreto mantendo-o para quarta-feira. É que proporcionando um feriado prolongado (sexta-feira, mais sábado e domingo) a preocupação foi com a inadimplência no processo eleitoral, porque boa parte da população certamente estaria viajando para aproveitar os três dias seguidos de folga. Certamente o processo eleitoral seria prejudicado, por isso foi mantido o feriado na quarta-feira.

Pesquisas – Como era de se esperar conforme o dia das eleições vai se aproximando as pesquisas vão se adequando à realidade da situação, principalmente quando é eleitoral, como a atual. Em Porto Velho, como a coluna vem publicando há tempos, dificilmente teremos definição do futuro prefeito no primeiro turno. É muito difícil conseguir 50% mais um voto, quando se tem adversários, que também são bons de votos. Pelo que foi publicado até agora, Mariana Carvalho (UB) já estaria no segundo turno, resta saber com quem: Léo Moraes (Podemos), Célio Lopes (PDT) e Euma Tourinho (MDB). E também não há como ignorar Samuel Costa (Rede), um franco atirador, e Benedito Alves (Solidariedade). Ficaria como uma interrogação, mas com chances mínimas o candidato do Novo, Ricardo Frota.

Eleições – Porto Velho tem um eleitorado difícil. Estão em condições de votar nas eleições de domingo (6) mais de 330 mil eleitores. Estão concorrendo sete candidatos a prefeito, como noticiado acima. A câmara de vereadores tem 21 membros, mas a partir do próximo ano terá 23, dois a mais que o atual mandato. Porto Velho é o único colégio eleitoral de Rondônia em condições de ocorrer eleições em segundo turno, porque tem mais de 200 mil eleitores. Quando noticiamos que a capital de Rondônia tem um eleitorado diferenciado citamos a Zona Leste. Apesar de ser o maior colégio eleitoral do município não tem nenhum representante na câmara de vereadores. E não foi pela falta de bons candidatos em 2020, mas opção do eleitor, ou a falta de um trabalho eficiente dos candidatos junto à comunidade. A região poderia ter no mínimo um terço dos representantes no Parlamento Mirim, mas... Talvez o eleitorado da Zona Leste esteja mais consciente este ano e irá priorizar seus candidatos.

Respigo
Candidato a vereador que quiser garantir votos no dia das eleições deve se preparar para garantir os votos. Muita gente vai votar sem ter um candidato a vereador e, um bom trabalho de campo às imediações dos locais de votação certamente garantirá votos importantes +++ A princípio o quociente eleitoral para um partido eleger um vereador estaria em torno de 13 mil votos em Porto Velho. Mas os especialistas garantem que o quociente ficará em torno de 8 mil votos +++ Mesmo assim é muito voto. Não basta querer ser candidato a vereador, cargo mais difícil de se eleger numa campanha político-eleitoral é necessário dedicação e trabalho +++ Em boa parte dos municípios os prefeitos que estão concorrendo à reeleição terão sucesso. Nem tanto pelo bom trabalho dos prefeitos, mas pela falta de bons adversários +++ E o Flamengo ficou sem o técnico Tite. Para quem entende um pouco de futebol, a maneira de os times de Tite jogar, inclusive na passagem pela Seleção Brasileira mais para não perder que ganhar, não combina com o Flamengo que é um time de força no ataque “empurrado” por sua enorme e fanática torcida +++ E na quarta-feira (2) jogam no Maracanã Flamengo e Corinthians, jogo de ida pela semifinal da Copa do Brasil. São os dois times de maiores torcidas do Brasil.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)