Cássia da Muleta trabalha reeleição em colégio eleitoral concorrido, cavalgada da 41ª Expojipa no sábado, ex-deputado reforça equipe de campanha de Marcos Rocha
Pavimentação – Os dois maiores municípios de Rondônia estão investindo forte em pavimentação urbana. Porto Velho e Ji-Paraná desenvolvem projetos em parceria com o governo do Estado, através do “Tchau Poeira”, e também de iniciativa própria. Em Ji-Paraná o prefeito Isaú Fonseca (MDB) aplica com eficiência o “Poeira Zero”, de iniciativa do município e já está trabalhando em mais dois bairros (Presidencial e Jardim dos Migrantes), no 1º Distrito com início do rebaixamento de alguns trechos. Na capital o prefeito Hildon Chaves (PSDB) acelera os trabalhos de pavimentação asfáltica em vários bairros. Recentemente foi assinado convênio com o governo do Estado, via “Tchau Poeira” para asfaltamento de mais 40 quilômetros nos bairros Três Marias, Castanheiras e Monte Sinal.
Jaru – O ex-deputado (estadual e federal) João da Muleta e sua esposa, a deputada estadual Cássia Muleta (Podemos-Jaru) têm difícil missão nas eleições gerais de outubro próximo. Cássia concorre à reeleição e têm fortes adversários no seu partido (Alan Queiroz-PVH e Dr. Neídson-Guajará-Mirim), além do deputado Lazinho da Fetagro (PSB), e do presidente da Câmara de Vereadores, o médico Luiz Schincaglia, o Dr. Luiz do Hospital (MDB) que também é candidato a deputado estadual. Cássia tem uma ampla folha de bons serviços prestados a Jaru e a municípios da região, além de ser de família tradicional na política regional, como o marido João. Cássia foi vice-presidente da Ale-RO na gestão anterior, que tinha como presidente o deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), e hoje ocupa a presidência da Comissão de Saúde do parlamento estadual.
Deputado – O suplente de deputado estadual, piloto comercial de aeronaves e empresário em Rondônia, Aziz Rahal, que concorre à Assembleia Legislativa pelo Patriota inaugurou comitê de campanha em Ji-Paraná, na avenida Marechal Rondon, área central da cidade. Aziz é filho de Ji-Paraná e o comitê na cidade, que é praticamente o centro de Rondônia facilita a comunicação e distribuição de propaganda eleitoral e deslocamento para os municípios interioranos. Sem promessas, mas assumindo compromissos na busca de soluções para os problemas nas áreas de saúde, educação, agricultura, pecuária, assistência social, pois conhece bem a capital e interior, Aziz desenvolve uma campanha franciscana, de pé no chão, mas voltada para os interesses da maioria da população.
Ji-Paraná – Durante anos seguidos a Exposição-Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Ji-Paraná-Expojipa foi uma das mais importantes mostras do gênero no Brasil. Comercializações recordes, rodeios de elevada qualidade, participação efetiva de excelentes exemplares de bovinos, caprinos e ovinos premiados nacionalmente, além de shows com artistas renomados, sempre foram marcas registradas da Expojipa. Bons tempos de Acir Gurgacz e do saudoso Ney Góes presidindo e organizando as exposições, sempre com recordes de público, e shows com artistas de renome. Após a paralisação, obrigatória, devido a pandemia, a 41ª Expojipa (21 a 25 deste mês de setembro) volta com força total, inclusive com a cavalgada de abertura, que este ano será no sábado (17).
Magno – O ex-deputado (federal e estadual) e ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno, que foi secretário na administração do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, está integrado à campanha do governador Marcos Rocha (UB), que é candidato à reeleição. Magno está impedido de participar das eleições a deputado estadual deste ano, porque o comando do Podemos, não colocou seu nome na ata entregue para análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e posterior registro da candidatura. Magno era considerado um dos favoritos a uma das vagas de deputado estadual. A informação mais recente é que ele, nome de enorme força eleitoral na região central de Rondônia, polarizada por Ji-Paraná e Ouro Preto, será fundamental na campanha à reeleição de Rocha.
Respigo
Nos bastidores da política os comentários são intensos, acalorados, sobre quais os deputados estaduais que serão os mais bem votados no Estado. E dois nomes se destacam entre os mais de 400 candidatos +++ Um deles Jean Oliveira (MDB-PVH), que está em busca do quarto mandato consecutivo. Em 2018 somou pouco 17.823 mil votos e foi o segundo colocado entre os 24 eleitos +++ Outro nome citado com constância é da primeira dama de Porto Velho, Yeda Chaves (UB) estreante na caminhada político-partidária. Yeda tem um ótimo trabalho social na capital, e muito querida por boa parte da população dos bairros do maior colégio eleitoral de Rondônia +++ Nas eleições municipais (prefeitos e vereadores) de 2018, estavam em condições de votar na capital do Estado mais de 330 mil eleitores. Yeda e Jean têm domicílio eleitoral em Porto Velho, mas o deputado Jean recebeu votos nos 52 municípios, nas eleições de 2018, quando foi reeleito para o terceiro e atual mandato +++ Como previu os institutos de meteorologia a temperatura caiu em Rondônia nesta quinta-feira (15). Nos últimos dias os termômetros oscilavam entre 36 graus a 40 de sensação térmica +++ Hoje a média ficou entre 29 graus e 31 graus, respectivamente. Mas as chuvas do esperado inverno amazônico, ainda, não chegaram.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
