Cassol prepara terceira via ao governo, vereadora Joelna Holder busca vaga na Câmara Federal, Confúcio quer ex-secretário candidato
Cassol – Em cadeia de rádio no último final de semana, o senador Ivo Cassol (PP-RO), que está de licença e o seu pai, Reditário, 1º suplente é quem responde pelo cargo, como é seu perfil, “rodou a baiana” e desceu a lenha em adversários políticos, jornalista, ex-assessores, etc. Ao mesmo tempo lançou sua pré-candidatura ao governo do Estado e o pré-candidato a vice, o seu fiel escudeiro, ex-deputado federal e ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno.
Opção – O ex-deputado Carlos Magno, que também passou pela Assembleia Legislativa, sempre foi um fiel escudeiro de Cassol. Ele como pré-candidato a vice seria uma jogada, se necessária, para o futuro. Cassol está inelegível e cumprindo pena alternativa, ou seja, está condenado, enquadrado na Ficha Limpa e dificilmente conseguirá registrar a candidatura. Carlos Magno seria a terceira via e ficaria tudo “dentro de casa”. Quem viver verá...
Federal – Os nomes de pré-candidatos à Câmara Federal, aos poucos vão sendo colocados em público. A vereadora de Porto Velho, Joelna Holder (MDB) é um deles. Joelna foi a quarta vereadora mais bem votada em Porto Velho, com mais de 3,6 mil votos e tem amplo trânsito junto a comunidade evangélica. Seu pai, Joel é uma das mais importantes lideranças da Assembleia de Deus no Estado e tem enorme influência junto ao segmento. Anote o nome de Joelna entre os da linha de frente.
MDB – Estamos se aproximando das convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto). O ex-governador Confúcio Moura (MDB), pré-candidato a uma das duas vagas ao Senado em nenhuma manifestação pública citou o nome do pré-candidato do seu partido a governador, Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Há quem afirme que Confúcio, que teve todo o apoio de Maurão na Ale, inclusive defendo abertamente o ex-governador, pelo andar da carruagem será ignorado durante a campanha política. O sonho de Confúcio é o ex-secretário de Finanças, Wagner Garcia, disputando o governo do Estado.
Fundos – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Ale, deputado Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto) foi incisivo e oportuno na reunião de hoje (19) com membros do Fundo Especial de Modernização Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (Fumorpge). O Fundo reivindica R$ 5.459.608,17 de suplementação orçamentária. Marcelino questionou a questão de equivalência a outros fundos, da falta de maior cobrança e fiscalização do Legislativo, que “precisa legislar” e que “o governo e os políticos estão na contramão do povo”. É por esse e outros motivos que o Judiciário, não importa a instância legisla e executa na área pública.
Respigo
Hoje (19) nos corredores da Ale um bate-papo interessante entre os servidores da Casa, Carlos Henrique, o Lingüiça, defensor de carteirinha do senador Ivo Cassol e o advogado Walter Silvano, carne e unha do ex-governador José Bianco, ex-presidente regional do DEM +++ Cassol e Bianco nunca vestiram a “mesma camisa” na política, mas são adversários e não inimigos. Walter é pré-candidato a deputado estadual e Lingüiça cabo eleitoral de Cassol, que pretende disputar o governo do Estado +++ Existe possibilidade de o DEM presidido no Estado pelo deputado federal Marcos Rogério, fechar com o PP de Cassol, nas eleições deste ano. No caso Walter teria que pedir voto para o grupo Cassol e Linguiça para o bianquista de carteirinha à Ale +++ Há fatos que nem Freud explica. Mas na política nada é impossível +++ Muitos servidores públicos do Estado foram beneficiados com a transposição para os quadros do governo federal. Mas poucos reconhecem que a ex-senadora Fátima Cleide (PT) é a “Mãe” da transposição, uma ação que não há como negar e que deixou muita gente em melhores condições trabalhistas.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
