Centro de Prevenção ao Câncer de Vilhena inaugura em junho, presidente da Ale-RO Marcelo Cruz na Escola do Legislativo, PM prioriza combate as facções
Informática – Na manhã de hoje (3) o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) esteve na Escola do Legislativo (EL), que é mantida pelos deputados participando da solenidade de entrega de 80 computadores de última geração para a escola, que serão utilizados pelos alunos do curso de Informática, que, após vários anos, está de volta à grade de cursos, que hoje conta com mais de 40 disciplinas. O presidente Marcelo, disse que a escola é ponto de referência no aprimoramento da prestação de serviços, oferecendo cursos técnicos fundamentais para o bom andamento da administração pública. A escola dos deputados atende os servidores da Casa do Povo, tem parcerias com Governo do Estado, Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas, Ministério Público (federal e estadual), entidades representativas, além de câmaras de vereadores e prefeituras. O povo também é atendido com as vagas excedentes dos cursos, que nada custam e os participantes concluintes recebem certificados.
Saúde – Impressiona a dedicação da deputada federal, Sílvia Cristina (PL) na luta por saúde pública eficiente para a população. Graças a recursos de emendas parlamentares, suas, foram construídos e equipados com o que há de mais moderno os Centros de Prevenção de Câncer de Ji-Paraná e Porto Velho e agora, graças à parceria com a Prefeitura de Vilhena ocorrerá a inauguração do centro no município em junho próximo para atender o Cone Sul. "Estamos finalizando as obras e a realização de mais esse sonho de levar saúde de qualidade para a nossa população, está perto de se concretizar. Os equipamentos já estão comprados e vamos inaugurar e colocar em funcionamento", adiantou Sílvia Cristina. Na recente passagem por Vilhena, a deputada visitou o local com o secretário de Saúde do município, Wagner Borges e vereadores. A municipalidade cedeu o prédio ao lado do Hospital Regional de Vilhena, e o Hospital de Amor executa os serviços assegurando a funcionalidade. A manutenção, custeio e funcionamento de o Centro estão assegurados e os recursos são em torno de R$ 4,5 milhões.
Violência – O coronel Regis Braguin, comandante da PM de Rondônia, esteve reunido com a imprensa de Porto Velho, esta semana, para anunciar ações no combate e controle à violência com destaque para o crime organizado, sobretudo ações relacionadas envolvendo facções criminosas. Braguin anunciou a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado-Bptar, devido ao aumento de as ações relacionadas ao segmento. A meta é reduzir a incidência criminal no Estado, que é elevada, principalmente homicídios, por isso a necessidade de um policiamento ostensivo mais agressivo, como atua a ROTA (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) em São Paulo e a Rotam em Goiás.
Violência II – A criminalidade e a violência, a cada dia mais crescentes em Rondônia, preocupam, assustam e realmente é necessário meios e formas para poder conter a grave situação, tanto em Porto Velho como em cidades do interior (Ji-Paraná, Vilhena e na região da Ponta do Abunã, interior da capital). Pessoas estão sendo executadas, quase que diariamente em locais públicos e à luz do dia. Segundo Braguin, com a incidência criminal nos últimos meses em Rondônia, principalmente em Porto Velho, “há necessidade de que se crie esse Batalhão, tenha essa mesma modalidade e um contingente mais específico para o combate as facções criminosas, que estão assolando nosso Estado”. O Bptar será um batalhão específico para combater as facções, para fazer um combate bélico mais contundente a esses marginais, desafogando o policiamento ordinário, hoje sobrecarregado com a criminalidade assustadora dos últimos meses.
Eleições – O tempo passa e as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de outubro próximo estão se aproximando. Os partidos têm o período de 20 de julho a 5 de agosto para escolherem os candidatos aos cargos majoritário e proporcional, e posteriormente poder abrir a campanha visando a busca dos votos junto ao eleitorado. Em Porto Velho, por exemplo, Mariana Carvalho (Republicanos), Samuel Costa (Rede), Fátima Cleide (PT), que foi lançada como pré-candidata esta semana estão trabalhando firme suas pré-candidaturas à sucessão municipal. Também está firme na disputa o presidente da Ale-RO, deputado Marcelo Cruz (PRTB), primeiro a se lançar como pré-candidato. O MDB tem Euma Tourinho. Aos poucos o quadro vai se definindo.
Respigo
Quem esteve na manhã de hoje (3) na sede da Escola do Legislativo, que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) participando da entrega de 80 computadores para o curso de Informática foi o ex-deputado estadual Aziz Rahal. Aziz é hoje o diretor de Fiscalização e Normatização da Agero (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Rondônia +++ Temperatura em torno de 30 graus, nesta sexta-feira, por volta das 14h em Porto Velho. Sensação térmica de 32 graus +++ O período de estiagem (verão amazônico) está chegando. Com chuvas esparsas durante o período, a previsão é de seca superior à de 2023 +++ E isso preocupa, pois à época a população ribeirinha da região teve problemas com a falta de mantimentos, na época. Em algumas áreas os rios praticamente secaram e faltou até água potável.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
