Chuva no Espírito Santo causa mortes e deixa rastro de destruição

18 de janeiro de 2020 479

Subiu para seis o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o sul do Espírito Santo desde esta sexta-feira (17/01/2020). Os Bombeiros e a Defesa Civil ainda tentam chegar a alguns dos locais atingidos para verificar o número de desabrigados e desaparecidos. O governador Renato Casagrande

(PSB) foi às cidades na manhã deste sábado (18/01/2020), para acompanhar o trabalho de assistência

Duas vítimas foram registradas em Iconha e três em Alfredo Chaves, município com o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, com 249,2 mm. São um casal de idosos que ficou soterrado após o desabamento de sua casa. Ao menos 20 famílias estão desabrigadas.

O governador Renato Casagrande esteve em Iconha e declarou que no primeiro momento os esforços serão voltados a fornecer água potável, alimento, materiais de higiene e medicamentos. “Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 (Concessionária de Rodovias) para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados.”

Ele anunciou que o governo lançará uma linha de financiamento do Banco Estadual do Espírito Santo para ajudar na reconstrução de casas e dos negócios.

As rodovias BR 101 e BR 262 ficaram parcialmente interditadas por movimentos de massa na altura dos quilômetros 434 e 78, respectivamente.

O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a ficarem em locais elevados e não tentarem transpor as ruas alagadas até a chegada das equipes de socorro ou até que o volume da água diminua.

Alfredo Chaves
O município registrou alagamentos em todos os bairros, exceto no centro. Uma residência no distrito Cachoeirinhas desabou e soterrou o casal de idosos que moravam nela. Barreiras caíram no bairro São Marcos.

Iconha

Carros e árvores foram arrastados pelas águas em Iconha. No centro, a altura da água chegou a um metro. Uma passarela desabou completamente, e o Hospital Danilo Monteiro de Castro ficou inundado até o segundo pavimento. Duas pessoas morreram.

Vargem Alta
O município foi o segundo com maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 231, 6 mm. A cidade estava, até as 11h deste sábado, sem comunicação, água potável e energia.

Previsão meteorológica
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural informa que o sábado terá muitas nuvens e algumas aberturas de sol em todo o Espírito Santo. Previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia na região Sul, Serrana, Grande Vitória, Nordeste e Noroeste. No extremo Norte capixaba, não há previsão de chuva. A temperatura aumenta e fica abafado em todas as regiões.